LAB-LD DIVULGA RESUMO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2017

O Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Maranhão realizou balanço dos resultados no ano de 2017.

Ao todo foram abertos 43 casos junto ao LAB em 2017 relacionados especialmente a análise de dados financeiros (bancários e fiscais) e telefônicos, decorrentes de afastamentos de sigilo decretado por ordem judicial.

No ano de 2017 houve um aumento de 13% de casos novos abertos se comparado a 2016. Já o número de casos encerrados aumentou em 65%. Quanto ao número de RIFs solicitados ao COAF em 2017, houve um aumento de 122% se comparado ao mesmo período de 2016.

Outras ações, na área de Tecnologia da Informação, também foram desenvolvidas pelo LAB-LD/PCMA, conferindo maior eficiência, segurança e rapidez aos procedimentos realizados na unidade.

Implantação do SITTEL em todos os seus módulos. Já iniciada a fase de testes junto às operadoras de telefonia. Para mais informações sobre o SITTEL clique aqui.

Parceria com SEATI para recebimento de equipamentos tecnológicos. Relembre clicando aqui.

Restabelecimento do acesso ao SIGO. Com o restabelecimento os registros de ocorrências e os mandados de prisão passaram novamente a ficar disponíveis para consultas. Relembre clicando aqui.

Atualização do SIMBA (layout 2017). Para mais informações sobre o SIMBA clique aqui

Lançamento do SISGESTOR 2.0: um Sistema de gestão de casos e análise estatística desenvolvida e administrada pelos analistas de TI do LAB-LD. Relembre clicando aqui.

Lançamento do site oficial do LAB-LD/PCMA em todos os módulos (conteúdos, links e formulário digital).

Por fim, destaca-se a execução do PDLD (Plano de Difusão das Atribuições do LAB) em 2017, cujo objetivo precípuo é difundir às Unidades da Polícia Civil as atribuições e potencialidades do LAB-LD/PCMA, desmistificando pontos ainda obscuros sobre investigações de cunho financeiro e conscientizando os demandantes da importância de se fortalecer a investigação policial por meio do desnudamento do núcleo financeiro de organizações criminosas em suas várias vertentes.

Os principais objetivos do Plano são:

  • Expandir as funções do LAB-LD/PCMA e sua base normativa, a fim de aproximar os demandantes do interior a esta unidade de assessoramento;
  • Compartilhar boas práticas investigativas de cunho financeiro e que envolvam grandes massas de dados;
  • Divulgar a metodologia de abertura de casos (via site) e metodologia de análise financeira usada pelo LAB-LD/PCMA;
  • Destacar os riscos e as ameaças que possam interferir no processo cognitivo durante o processo investigativo de cunho financeiro;
  • Dar conhecimento do projeto SITTEL (em fase de implantação) e do projeto de Business Intelligence deste LAB-LD/PCMA;
  • Apresentar os softwares disponíveis no LAB-LD/PCMA e suas possibilidades de análise;
  • Discorrer acerca da natureza da atividade desenvolvida no LAB-LD.

 

Cidades (sedes de Delegacias Regionais) visitadas em 2017: 11

  • 1ª fase: Imperatriz e Açailândia (MAIO 2017);
  • 2ª fase: Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias e Codó (JUNHO 2017);
  • 3ª fase: Barra do Corda, Presidente Dutra, Pedreiras e Bacabal (JULHO 2017).

A meta é percorrer todas as 18 Delegacias Regionais subordinadas à SPCI (Superintendência de Polícia Civil do Interior) ainda no primeiro trimestre de 2018.