LAB E SUINF RESTABELECEM ACESSO AO SIGO

O Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro – LAB-LD da Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Unidade de TI em ação conjunta com a SUINF – Supervisão de Informática da SSP, restabeleceu na data de hoje o acesso ao SIGO, que estava indisponível desde o último dia 11AGO2017 (sexta-feira).

Com o restabelecimento do Sistema, os registros de ocorrências já realizados e os mandados de prisão estão novamente disponíveis para consultas pelos usuários cadastrados.

Ações como esta destacam a importância da tecnologia de informação na solução das mais diversas necessidades da realidade contemporânea.

Para além de ser uma unidade de inteligência financeira voltada apenas ao assessoramento no combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e outros crimes de base financeira, o LAB-LD tem apoiado – com ações como esta – também demandas administrativas diversas, tanto da PC/MA como da SSP/MA.

Outras ações tecnológicas do LAB desenvolvidas pela Unidade de TI nos últimos 18 meses:

  • Manutenção do Disque-Denúncia (SSP/MA): em 2016 o Disque-Denúncia no âmbito da SSP/MA foi desbloqueado pelo LAB-LD, que passou – inclusive – a fazer a manutenção no programa. Paralelamente, o LAB-LD desenvolveu uma versão própria e mais moderna do programa, que foi posteriormente entregue à SUINF (Supervisão de Informática da SSP) para conclusão do desenvolvimento.
  • Implantação do Sistema de Administração do Pacto pela Paz: implantado na estrutura da SSP/MA em 2016 e responsável pelo controle de apreensão de armas e consequente pagamento do prêmio aos policiais civis e militares. O Sistema foi todo desenvolvido pela Unidade de TI do LAB. Sistema acessível em:

gestor.policiacivil.ma.gov.br/ssp/pacto/info/login.php

  • Implantação do Sistema Gestor de Casos: implantado no LAB em 2017, é responsável por gerir os Casos abertos no LAB, zelando pela racionalização do uso do papel e garantindo celeridade e segurança no armazenamento dos dados recebidos no setor. Todo o gerenciamento de Casos é feito digitalmente. Hoje, o Delegado de Polícia do interior não precisa mais se deslocar até São Luis ou enviar ofício para ter sua necessidade de análise atendida. O LAB promove tudo a distância por meio de formulário digital disponível no site O Sistema Gestor foi apresentado em Brasília por ocasião da 1ª Oficina de Softwares da Rede-LAB, em maio deste ano (2017), para integrantes do comitê-gestor da Rede-LAB e, ao final, recomendado para as outras unidades do LAB espalhadas pelo Brasil que ainda não possuem um sistema gestor próprio.
  • Desenvolvimento da ferramenta de Business Intelligence (BI): em fase de implantação, a ferramenta vai integrar vários bancos de dados estaduais disponíveis à Polícia Civil e ao LAB e permitir uma busca dinâmica em todos eles com apenas um clique. Relatórios de análise inteligente e dashboard interativos facilitarão a análise e compreensão dos resultados levantados. A medida vai representar celeridade às investigações e afigurará como etapa preliminar indispensável a qualquer investigação. A ideia é disponibilizar a ferramenta a outras unidades da Polícia Civil assim que ela estiver concluída e testada.
  • Implantação do SIMBA (Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias): implantado na estrutura do LAB no ano de 2016, o Sistema permite o intercâmbio criptografado de dados bancários entre LAB, BANCO CENTRAL e INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. O Sistema foi desenvolvido pelo MPF. Contudo, apenas o código-fonte do sistema foi fornecido aos LAB, cabendo a cada LAB implantar, homologar e manter seu SIMBA. No Maranhão o SIMBA, no âmbito da Polícia Civil, está funcionando perfeitamente desde 2016. O processo de implantação levou cerca de 6 meses para ser concluído e foi todo desenvolvido pela Unidade de TI do LAB.
  • Implantação do SITTEL (Sistema de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos): em fase de implantação, o Sistema deverá iniciar seu funcionamento ainda no ano de 2017 e permitirá o recebimento e análise de dados telefônicos oriundos de quebras judiciais. A ferramenta permitirá o intercâmbio direto entre LAB e Operadoras, o que representará maior celeridade às investigações. Ainda, o próprio Sistema permitirá a identificação de padrões de ligações e identificação dos dados cadastrais dos terceiros citados na quebra. Será um avanço exponencial para a investigação policial no Maranhão. O Sistema foi desenvolvido pelo MPF, mas apenas o código-fonte do sistema foi fornecido aos LAB, cabendo a cada LAB implantar, homologar e manter seu SITTEL. O processo de implantação no Maranhão está a cargo da Unidade de TI do LAB.
  • Parceria com a SEATI para doação de equipamentos ao LAB: por meio de parceria firmada com a SEATI, o LAB garantiu a doação de vários hardwares para a Polícia Civil, resolvendo definitivamente um antigo problema do setor: a falta de espaço para armazenamento lógico dos dados. A doação resolveu o problema que colocava em risco a continuidade dos trabalhos e saiu a custo zero para os cofres da Polícia Civil. 
  • Desenvolvimento do site oficial (com formulário eletrônico): lançado no corrente ano (2017), o site oficial do LAB-LD/PCMA objetiva conferir uma visão geral do funcionamento do LAB e de suas metodologias de análise e abertura de caso (feita remotamente por meio de formulário digital), definindo diretrizes que sirvam de orientação às autoridades demandantes, de forma a expandir as potencialidades do LAB. O site foi desenvolvido ao longo de 6 meses pela Unidade de TI do LAB. O site oficial pode acessado no endereço abaixo:

http://www.policiacivil.ma.gov.br/labld/

  • Desbloqueio do SIGO (SSP/MA): conforme acima noticiado (AGO2017).