ATENA 3.0
O ATENA 3.0 é a terceira edição do sistema administrativo de gestão casos 100% desenvolvido pela Polícia Civil do Maranhão, por policiais com formação específica na área, de modo a atender às necessidades setoriais específicas, com otimização dos resultados disponíveis e com redução de custos aos cofres públicos. O ATENA 3.0 entra em funcionamento após mais de 2 anos de desenvolvimento desde sua primeira versão.
Trata-se de um sistema administrativo de gestão de casos que, além de permitir estabelecimento de fluxos administrativo pré-definidos e controle documental, permite o cruzamento e reunião de dados voltados a produção de conhecimento sobre o assunto investigado.
O ATENA 3.0 possibilita à autoridade demandante proceder à abertura de novos casos junto ao Centro de Inteligência da Polícia Civil (CIPC) através de formulários digitais, sem necessidade de deslocamentos ou uso de ofícios impressos. A metodologia de abertura de casos de forma digital confere maior celeridade à tramitação dos casos, economia de recursos, além de garantir mais segurança ao tráfego documental e permitir o cruzamento dos dados (estruturados) recebidos com os dados já existentes na agência.
No caso de o objeto investigado possuir relação com casos pretéritos no Centro de Inteligência, o sistema gera um alerta e permitirá o resgate rápido e preciso das informações correlatas, funcionando como estratégica ferramenta de inteligência. Caso a informação já existe esteja protegida por sigilo legal, a autoridade demandante será avisada da necessidade de autorização judicial para o acesso e compartilhamento das informações.
Através do ATENA 3.0 o demandante passa a ter acesso a todo seu histórico de casos abertos no CIPC (atuais e pretéritos) em um único ambiente. Ainda, o tráfego informacional interno passa a ser 100% digital, permitindo auditoria no sistema (segurança) e garantindo um controle documental e aperfeiçoamento na geração de estatística de produção, fornecendo estratégicos indicadores aos gestores da Polícia Civil do Maranhão.
O sistema possui, ainda, repositórios administrativos com abas de acesso rápido a Procedimento Operacional Padrão (POPs), Portarias internas, Jurisprudências de interesse da unidade, Artigos, dentre outros, à disposição de todos os servidores lotados no CIPC.
Acesso ao novo formulário de abertura de caso pode ser acessado no site LAB ou diretamente através do link abaixo:
https://gestor.policiacivil.ma.gov.br/atena2/src/public/login#acesso