SITTEL
O SITTEL (Sistema de Investigação de registros Telefônicos e Telemáticos) foi desenvolvido pelo Ministério Público Federal com objetivo de promover a coleta, o processamento e a análise de dados telefônicos e telemáticos, mediante competente ordem judicial, em investigações de maior complexidade.
A possibilidade de uso do SITTEL no âmbito da Polícia Civil do Maranhão foi fruto de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público Federal e a Polícia Civil do Maranhão, no ano de 2016. O sistema foi implantado e homologado pelo LAB-LD/PCMA ao longo de mais de 02 anos, tendo iniciado sua operação no final do ano de 2019.
Atualmente o Sistema é administrado e operacionalizado respectivamente pelo NDT (núcleo de desenvolvimento tecnológico) e pelo NIT (núcleo de investigação telefônica e telemática), unidades vinculadas ao Centro de Inteligência da Polícia Civil (CIPC).
O SITTEL está em pleno funcionamento para atender às demandas da Polícia Civil do Maranhão no que se refere ao estabelecimento do intercâmbio direto e padronizado de comunicação entre a Polícia Civil do Maranhão e as operadoras de telefonia, conferindo maior celeridade e eficiência às investigações policiais que envolvam análise de dados telefônicos e telemáticos.
As solicitações de apoio técnico ao CIPC são restritas a servidores efetivos dos quadros da Polícia Civil do Maranhão e podem ser feitas através do envio de formulário digital acessível na página principal ou diretamente através do link http://gestor.policiacivil.ma.gov.br/pedido/
***