POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO NA ÁREA DA VILA FUNIL E CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA E APREENSÃO

Na última terça-feira, 01 de novembro de 2017, a Polícia Civil do Maranhão deflagrou Operação na área da Vila Funil, localizada na circunscrição do 15º Distrito Policial (São Raimundo). No total, foram cumpridos 24 mandados de prisão preventiva, além de vários outros mandados de busca e apreensão. Dentre os presos está o indivíduo apontado como o líder da organização criminosa naquela região, além de seis mulheres e dois adolescentes.

O grupo criminoso vinha sendo investigado há quase um ano sob a suspeita de estar cometendo os mais diversos crimes, dentre os quais o tráfico de drogas, porte de arma, homicídios e roubo a coletivos. O grupo é acusado, dentre vários outros crimes, de ter matado o líder comunitário daquele bairro em 08 junho de 2016 e de expulsar os moradores daquela região. Segundo relatado, aqueles que insistissem em ficar na área eram obrigados a pagar um valor, que estaria sendo arrecadado para custear o pagamento de advogados para os outros membros presos.

Uma outra Operação já havia acontecido em 09 de junho deste ano (2017). Naquela oportunidade, 14 pessoas foram presas, 10 mandados de busca e apreensão cumpridos e um adolescente apreendido. Contudo, muitos desses presos já haviam sido soltos pelo Poder Judiciário e voltaram a aterrorizar os moradores.

A Operação da última terça-feira contou com mais de 100 policiais civis e com o apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA). Ao todo 24 investigados foram conduzidos para o 15º Distrito Policial, dentre eles dois adolescentes, de 16 e 17 anos, acusados de integrar o bando.