POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADOS DE FRAUDAR BOLETOS E DESVIAR DINHEIRO DE CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EM SÃO LUIS
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) e do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), realizou na manhã desta sexta-feira (15/03/2019) a “Operação Trojan Horse”, que resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensões contra suspeitos de integrar uma associação criminosa voltada a fraudar boletos de cobranças de taxas condominiais.
De acordo com o apurado no curso do inquérito policial, os investigados adulteraram o código de barras de boletos de cobranças por meio de um sistema de computador (software aplicativo – específico para condomínios) responsável por gerar esses boletos. Uma vez pagos pelos condôminos, os valores não seriam creditados na conta do condomínio, mas sim na conta de uma empresa gerida pelos investigados.
A partir das análises realizadas pelo LAB-LD foi possível estimar um desvio de aproximadamente 700 mil reais que deveriam ter como destino o condomínio residencial.
As investigações levaram cerca um ano para sua conclusão considerando especialmente o elevado grau de complexidade do caso, tendo em vista que entre os investigados havia um servidor público federal com avançados conhecimentos em TI.
Os envolvidos responderão pelos crimes de:
– art. 171, CP (estelionato)
– art. 299, CP (falsidade ideológica)
– art. 288, CP (associação criminosa)
– lei 9.613/1998 (lavagem de dinheiro)