POLÍCIA CIVIL FORMALIZA ADESÃO À REDE DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA DO MARANHÃO
As instituições que integram a Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão se reuniram no dia 29 de agosto de 2017 na sede do Ministério Público do Maranhão (MPMA). Durante a reunião foi formalizada a adesão da Polícia Civil à Rede, que passa a contar com 25 instituições.
A Rede de Controle, centro decisório interorganizacional, tem como objetivo desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
Para tanto, a estratégia adotada está sendo a de ampliar e aprimorar, de modo expresso e efetivo, a articulação de parcerias entre os órgãos públicos e as entidades, nas diversas esferas da Administração Pública, mediante a formação de rede de âmbito estadual e federal, bem como a interação da rede formada pelos signatários do acordo estadual com a Rede de Controle da Gestão Pública.
Para o Superintende de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Maranhão, Delegado Roberto Wagner Fortes, “a Polícia Civil do Maranhão, enquanto instituição responsável por apurar materialidade delitiva e respectivas autorias, está cada vez mais engajada no atual contexto de prevenção e combate à corrupção”.
O Coordenador do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil, Delegado Gabriel Carvalho e Neves, destaca que “a medida representa mais um importante passo dado pela Polícia Civil do Maranhão no enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro em nosso Estado, juntando-se a outras instituições igualmente empenhadas neste mister”.
Órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão:
- Controladoria Geral da União;
 - Controladoria Geral do Estado do Maranhão;
 - Controladoria Geral do município de São Luis;
 - Tribunal de Contas da União;
 - Tribunal de Contas do Estado do Maranhão;
 - Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão;
 - Ministério Público do Maranhão;
 - Ministério Público de Contas do Maranhão;
 - Associação do Ministério Público do Maranhão;
 - Procuradoria da República no Maranhão;
 - Procuradoria da União no Maranhão;
 - Procuradoria Federal no Maranhão;
 - Procuradoria Geral do Estado do Maranhão;
 - Polícia Civil do Maranhão;
 - Polícia Federal;
 - Polícia Rodoviária Federal;
 - ABIN;
 - Secretaria Estadual de Fazenda do Maranhão;
 - Secretaria Estadual de Segurança Pública do Maranhão;
 - Secretaria Estadual de Transparência e Controle no Estado do Maranhão;
 - Receita Federal no Maranhão;
 - Caixa Econômica Federal;
 - Auditoria do Ministério da Saúde no Maranhão; e
 - Consultora Jurídica da União no Maranhão.