Nova versão do SITTEL já está em operação
Entrou em operação a versão 2.0 do Sistema de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos – SITTEL, sendo a PCMA a primeira Polícia Judiciária nacional a colocar em operação a nova versão do sistema. Dentre as novidades dessa versão estão:
1º – Redução geral dos prazos de respostas dos pedidos;
2 º – Inclusão da possibilidade de se efetuar quebra de sigilo telefônico por ERB, geolocalização e ICCID;
3 – Possibilidade da solicitação de dados cadastrais por ICCID, além dos tipos que já existiam na versão 1.0 (CPF, CNPJ, TERMINAL, IMEI e IP);
O SITTEL foi desenvolvido pelo Ministério Público Federal, sendo um projeto conjunto das Polícias Judiciárias, Ministérios Públicos, Anatel e Operadoras de Telefonia, com objetivo de promover a coleta, o processamento padronizado e a análise de dados telefônicos e telemáticos. Os Policiais Civis continuam acessando a sistema via plataforma “ATENA” (https://gestor.policiacivil.ma.gov.br/atena2), sendo que os casos que foram abertos na versão 1.0 foram migrados automaticamente para versão 2.0.
Atualmente o SITTEL é administrado e operacionalizado respectivamente pelo NDT (núcleo de desenvolvimento tecnológico) e pelo NIT (núcleo de investigação telefônica e telemática), unidades vinculadas ao Centro de Inteligência da Polícia Civil (CIPC).
Dúvidas sobre o sistema podem ser sanadas pelo telefone (98) 3198-7736/7704
