LAB-LD/PCMA REALIZA PALESTRAS SOBRE INVESTIGAÇÃO FINANCEIRA NAS DELEGACIAS REGIONAIS DE VIANA E PINHEIRO

Dando continuidade ao PDLD (Plano de Difusão das Atribuições do LAB), a equipe do LAB-LD foi recebida nesta semana nas Delegacias Regionais de Viana e Pinheiro, comandadas respectivamente pelos Delegados Mário Vicente e Oseias Cavalcanti, para realização de palestras de nivelamento sobre investigação criminal de cunho financeiro.

As palestras do PDLD são direcionadas a delegados, escrivães e investigadores dos quadros efetivos da polícia civil do Maranhão e objetivam divulgar as atribuições do LAB, metodologias de análise financeira e formas de acionamento da unidade em caso de necessidade de assessoramento em investigação de cunho financeiro.

Durante as apresentações, além da divulgação das atribuições do LAB, a equipe compartilhou boas práticas experimentadas em operações bem-sucedidas que contaram com apoio do LAB-LD.

Com a conclusão da 6ª fase do PDLD, já são 16 as Delegacias Regionais visitadas pelo LAB: Imperatriz, Açailândia, Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias, Codó, Barra do Corda, Presidente Dutra, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, Rosário, Viana e Pinheiro. A meta é percorrer todas as 18 Delegacias Regionais subordinadas à SPCI (Superintendência de Polícia Civil do Interior) até o final do próximo mês (julho/2018).

O PDLD priorizou as unidades do interior, iniciando pelas Delegacias Regionais mais distantes para as Delegacias Regionais mais próximas da capital. 

Concluída a etapa que abrange as Delegacias Regionais do interior do Estado, serão realizadas as etapas que abarcam as Superintendências da capital.

O nivelamento em investigação financeira deverá ocorrer também por ocasião do curso de formação policial dos novos integrantes da Polícia Civil, alcançando todos os policiais civis desde seu ingresso na instituição, desmistificando pontos ainda obscuros sobre investigações de cunho financeiro e conscientizando-os da importância de se fortalecer a investigação policial por meio do desnudamento do núcleo financeiro de organizações criminosas em suas várias vertentes.

Um concurso para delegados, escrivães, investigadores, peritos, médico-legistas está em andamento e os novos integrantes são esperados para reforçar o efetivo da polícia civil do maranhão ainda esse ano de 2018.

***