LAB-LD PASSA A FUNCIONAR JUNTO À NOVA SEDE DA PCMA NO CENTRO HISTÓRICO DA CAPITAL

Em solenidade realizada na manhã da última quarta-feira (27/06/2018), o Governador Flávio Dino, ao lado do Secretário de Segurança de Segurança Pública, Jefferson Portela, e do Delegado Geral da Polícia Civil, Leonardo Nascimento, inauguraram a nova sede da Polícia Civil do Maranhão, localizada no centro histórico de São Luís.

Com a inauguração da nova sede da Polícia Civil, o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Maranhão (LAB-LD/PCMA) passa a funcionar na nova sede juntamente com a Delegacia Geral e setores administrativos vinculados, além da Superintendência da Polícia Civil da Capital (SPCC), da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e do Centro de Inteligência da PCMA. A nova sede fica localizada no prédio do antigo Viva Cidadão, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luis.

 

AS DEPENDÊNCIAS DO LAB-LD/PCMA

O laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro, inaugurado em 07 de dezembro de 2015, é fruto de convênio firmado entre a Polícia Civil do Maranhão e o Ministério da Justiça. O LAB-LD/PCMA compõe a Rede-LAB, uma rede integrada por mais de 58 unidades voltadas ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro espalhadas por todo Brasil. No Maranhão, além da Polícia Civil, há um LAB-LD no âmbito do Ministério Público.

O LAB é composto por profissionais com experiência profissional ou formação acadêmica específica, sendo responsáveis pela realização da análises técnica de dados financeiros com uso de metodologia própria e auxílio de poderosos softwares de análise de dados. A unidade é coordenada pelo Delegado Gabriel Carvalho e Neves desde janeiro de 2017.

Enquanto unidade de assessoramento pertencente ao Centro de Inteligência da Polícia Civil, a principal função do LAB consiste em assessorar os demandantes da Polícia Civil no sentido de permitir um melhor aproveitamento das possibilidades investigativas de cunho financeiro, especialmente quando há necessidade de rastreio do dinheiro sujo a partir de técnicas especializadas já utilizadas em outras operações policiais. O objetivo é permitir que a robustez das provas carreadas aos autos do inquérito possa permitir ao poder judiciário dispor de elementos para condenar criminalmente os culpados.

Na nova sede da PCMA, a estrutura física do LAB-LD estará integrada à do Centro de Inteligência e contará com uma sala de recepção, uma sala para o CPD (Centro de Processamento de Dados), além da uma sala de análise financeira, uma sala do núcleo de desenvolvimento tecnológico e o gabinete do Coordenador.

***