LAB-LD LANÇA SISGESTOR 2.0
O Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Maranhão (LAB-LD/PCMA) lançou neste mês de novembro (2017) a segunda versão do Sistema Gestor de Casos do LAB (SISGESTOR 2.0). O Sistema foi desenvolvido pelos próprios analistas de TI do LAB-LD/PCMA, com utilização de tecnologias livres e levou um período de 8 meses para ser concluído com a implantação de todas as suas funcionalidades.
O SISGESTOR 2.0 consiste em um sistema interno de gestão de casos. Com o sistema em funcionamento, o LAB-LD/PCMA passa a gerir todas as solicitações de apoio técnico de forma inteiramente digital, desde a solicitação de abertura de Caso até a conclusão e difusão do correspondente relatório. Todas as informações contidas no SISGESTOR 2.0 são gerenciadas em ambiente fechado e seguro.
O SISGESTOR, na versão 2.0, permite, dentre outras funções, a gestão estatística dos dados, com geração de gráficos, tabelas e relatórios automáticos com indicadores estatísticos inteligíveis, tornando mais confiável, célere e eficiente o assessoramento da Coordenação do LAB-LD e da Administração Superior da Polícia Civil no processo de tomada de decisão administrativa relacionada à Unidade.
A necessidade de abertura de Caso de forma presencial dificultava o acionamento do LAB-LD/PCMA, especialmente em relação aos demandantes lotados no interior do Estado. Atualmente, com o SISGESTOR 2.0, os demandantes não precisam mais se deslocar até a sede do LAB-LD/PCMA para abrir um Caso. A solicitação de abertura e o encaminhamento de documentos e dados são feitos de forma inteiramente digital e segura. O formulário digital está disponível no site oficial do LAB-LD/PCMA.
Uma vez recebida a solicitação de abertura de Caso no LAB-LD/PCMA, a tramitação do pedido segue um fluxo próprio, iniciando pelo despacho de aceitação do Caso pelo Coordenador, após análise dos requisitos de admissibilidade, e encerrando com a confecção do relatório e difusão ao demandante.
A administração e manutenção do SISGESTOR 2.0 é feita pelos próprios analistas de TI do LAB-LD/PCMA, sem que haja a necessidade de contratação de mão-de-obra terceirizada.
A primeira versão do SISGESTOR foi apresentada em Brasília, em março deste ano (2017) por ocasião da 1ª Oficina de Softwares de Gestão da REDE-LAB (relembre aqui), oportunidade em que foi recomendado às demais Unidades que ainda não possuem um Sistema Gestor de Casos. Na ocasião, os analistas de TI do LAB-LD/PCMA apresentaram o SISGESTOR ao lado de representantes do MP/ES; MP/BA e MP/GO. As apresentações se destacaram pelo caráter inovador, na busca de soluções que melhor auxiliassem as instituições pública no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.