DENÚNCIA ANÔNIMA: A ARMA DO CIDADÃO TAMBÉM NO COMBATE AOS CRIMES DE COLARINHO BRANCO

O trabalho investigativo aliado à contribuição dos cidadãos, com informações e denúncias anônimas, têm permitido que a polícia identifique e mapeie focos criminosos em todos Estado. Historicamente o disque-denúncia tem se mostrado uma poderosíssima ferramenta utilizada no combate às mais diversas modalidades criminosas.

Apenas no ano de 2016, as denúncias auxiliaram na prisão de 632 criminosos. Neste ano de 2017 já foram presas 222 pessoas suspeitas por praticarem alguma modalidade criminal. O processo da denúncia se inicia quando as informações são repassadas via telefone ou aplicativos. Após o recebimento da ocorrência, a mesma é cadastrada na central de atendimento onde é gerado um protocolo, que serve para o denunciante acompanhar o andamento da denúncia ou até mesmo para inserir novas informações. A denúncia concretizada logo é repassada para o setor responsável por distribuir o fato para os órgãos competentes que vão apurar em campo o relato anônimo. (Fonte: ASCOM/SSP)

Especificamente em relação aos crimes de colarinho branco, é fundamental que a sociedade maranhense confie nos órgãos de fiscalização e persecução, e DENUNCIE. O sigilo é 100% garantido. Os relatos que chegam pelo Disque Denúncia estão sendo fundamentais no desnudamento de crimes financeiros e esquemas de corrupção em todo Estado, resultando na prisão de vários criminosos.

Em artigo escrito para a revista Época, o Procurador Regional da República, Danilo Dias, bem destacou:

Hoje nossa única esperança está na sociedade. Seguimos em insana resistência porque ainda acreditamos que, tal qual o povo inglês naquele longínquo ano de 1940, a têmpera dos brasileiros honrados e trabalhadores há de nos salvar antes do fim trágico que se avizinha. Pode soar dramático e hiperbólico, mas, por ora, estou certo de que ou cada cidadão honesto deste país assume sua parcela de responsabilidade e navega seu barquinho nas águas tormentosas desta guerra inglória contra a impunidade e a corrupção, ou seremos todos nós derrotados e subjugados por esse inimigo insidioso e determinado que se chama corrupção. Se permitirmos que a desconfiança, o medo ou a acomodação falem mais alto em nosso espírito nesta hora grave, o preço a ser pago será alto: perderemos a pátria, achincalharemos nossa honra e deixaremos nosso futuro e o de nossos filhos à mercê de um consórcio poderoso, egoístas e sem escrúpulos. (http://epoca.globo.com/politica/noticia/2017/08/o-cerco-se-fecha-lava-jato-sera-o-fim-do-combate-corrupcao.html)

 

DENUNCIE:

  • Fraudes contábeis, sonegação fiscal e outros desvios financeiros;
  • Favorecimentos e outras irregularidade em processos licitatórios;
  • Esquemas de lavagem de dinheiro;
  • Atos de corrupção;
  • Ocupantes fantasmas de cargos públicos;
  • Uso de patrimônio público em benefício particular etc.

Todas as denúncias recebidas da região metropolitana e do interior do Estado serão avaliadas e distribuídas para o setor competente.