CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO (CIPC) LANÇA NOVO SISTEMA ADMINISTRATIVO DE GESTÃO DE CASOS: O ATENA 3.0.

O ATENA 3.0 é a terceira edição do sistema administrativo de gestão casos 100% desenvolvido pela Polícia Civil do Maranhão, por policiais com formação específica na área, de modo a atender às necessidades setoriais específicas, com otimização dos resultados disponíveis e com redução de custos aos cofres públicos.

O ATENA 3.0 entra em funcionamento após mais de 2 anos de desenvolvimento desde sua primeira versão.

Trata-se de um sistema administrativo de gestão de casos que, além de permitir estabelecimento de fluxos administrativos pré-definidos e controle documental, permite o cruzamento e reunião de dados voltados à produção de conhecimento sobre o assunto investigado.

No caso de o objeto investigado possuir relação com casos pretéritos no Centro de Inteligência, o sistema gera alertas, permitindo o resgate rápido e preciso das informações correlatas, funcionando como estratégica ferramenta de inteligência. Caso a informação já existente esteja protegida por sigilo legal, a autoridade demandante é avisada da necessidade de autorização judicial para o acesso e compartilhamento das informações.

O ATENA 3.0 possibilita à autoridade demandante proceder à abertura de novos casos junto ao Centro de Inteligência da Polícia Civil (CIPC) através de formulários digitais, sem necessidade de deslocamentos ou uso de ofícios impressos. A metodologia de abertura de casos de forma digital confere maior celeridade à tramitação dos casos e economia de recursos.

Através do ATENA 3.0 o demandante passa a ter acesso a todo seu histórico de casos abertos no CIPC (atuais e pretéritos) em um único ambiente. Ainda, o tráfego informacional interno passa a ser 100% digital, permitindo auditoria no sistema (segurança) e garantindo um controle documental e aperfeiçoamento na geração de estatística de produção, fornecendo estratégicos indicadores aos gestores da Polícia Civil do Maranhão.