COORDENADOR DO LAB-LD MINISTRA PALESTRA SOBRE INVESTIGAÇÃO FINANCEIRA E LAVAGEM DE DINHEIRO PARA ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL
Foi proferida na noite da última quarta-feira, dia 26/09/2018, palestra pelo Delegado Gabriel Carvalho e Neves, coordenador do LAB-LD, aos alunos do curso de formação policial aspirantes ao cargo de Delegado de Polícia Civil.
A apresentação abordou temas como investigação financeira e o enfrentamento à lavagem de dinheiro pelas Policias Civis. A palestra abordou, ainda, técnicas e metodologias investigativas em matéria financeira e apresentou os sistemas tecnológicos em uso pela Polícia Civil no enfrentamento a essa modalidade criminosa.
A palestra ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão e faz parte da grade curricular da Academia da Polícia Civil. O curso de formação em andamento é voltado à formação de mais de 400 alunos inscritos para os mais diversos cargos da Polícia Civil: delegado de polícia, médico legista, perito criminal, escrivão de polícia e investigador de polícia.
A iniciativa atende à recomendação 001/2018 do CONCPC (Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil) que institui diretrizes a serem observadas pelas Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal relacionadas ao aperfeiçoamento da investigação do crime de lavagem de dinheiro. A Recomendação, por sua vez, é consequência da Ação 11/2018 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), coordenada pelo CONCPC em articulação com outras instituições.
A Recomendação 001/2018 – CONCPC estabelece no art. 1º, inciso I, que cabe às Polícia Civis “inserir disciplinas nos cursos regulares de formação e aperfeiçoamento policial relativas a investigação do crime de lavagem de dinheiro, inclusive de análise financeira, de maneira a especializar todo o efetivo policial na repressão a esse delito.”
Com isso, a Polícia Civil se adequa à Recomendação do CONCPC ao tempo em que apresenta aos futuros Delegados de Polícia proposta de mudança na cultura investigativa da Polícia Civil do Maranhão, desmistificando pontos ainda obscuros sobre investigações de cunho financeiro e conscientizando da importância de se fortalecer a investigação policial por meio do desnudamento do núcleo financeiro de organizações criminosas em suas várias vertentes. Ademais, os servidores policiais recém-formados serão lotados no interior, local onde notadamente ocorrem grandes casos de corrupção e lavagem de dinheiro.
***