DELEGACIA REGIONAL DE ROSÁRIO RECEBE EQUIPE DO LAB-LD PARA REALIZAÇÃO DE PALESTRA SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO
Nesta semana a equipe do LAB-LD/PCMA (unidade integrante do Centro de Inteligência da Polícia Civil), coordenada pelo Delegado Gabriel Carvalho e Neves, realizou a 5ª fase do PDLD (Plano de Difusão das Atribuições do LAB) com palestras de nivelamento para delegados, escrivães e investigadores da Delegacia Regional de Rosário, comandada pelo Delegado Murilo Tavares Pereira.
O PDLD consiste na disseminação das atribuições do LAB no âmbito da Polícia Civil do Maranhão, com divulgação de suas metodologias de análise, possibilidades investigativas e compartilhamento de boas práticas em investigação financeira a todas as Unidades da Polícia Civil do Maranhão, desmistificando pontos ainda obscuros sobre investigações de cunho financeiro e conscientizando os demandantes da importância de se fortalecer a investigação policial por meio do desnudamento do núcleo financeiro de organizações criminosas em suas várias vertentes.
As palestras priorizaram as unidades policiais do interior do Estado, uma vez que é onde sabidamente ocorrem inúmeros casos de crimes de base financeira (corrupção, sonegação de tributos, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro etc).
O ciclo de apresentações do PDLD teve início no mês de maio de 2017 e começou pelas Delegacias Regionais mais distantes da capital. Com o cumprimento da 5ª fase já são 14 (catorze) as Delegacias Regionais visitadas: Imperatriz, Açailândia, Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias, Codó, Barra do Corda, Presidente Dutra, Pedreiras, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês e Rosário. A meta é percorrer todas as 18 Delegacias Regionais subordinadas à SPCI (Superintendência de Polícia Civil do Interior) ainda no primeiro semestre do corrente ano (2018).
Os objetivos do Plano principais são:
- Difundir as atribuições do LAB-LD/PCMA e sua base normativa;
- Compartilhar boas práticas investigativas de cunho financeiro;
- Divulgar a metodologia de abertura de casos (via site) e metodologia de análise financeira usada pelo LAB-LD/PCMA;
- Destacar os riscos e as ameaças que possam interferir no processo cognitivo durante o processo investigativo de cunho financeiro;
- Apresentar os softwares disponíveis no LAB-LD/PCMA e suas possibilidades de análise;
- Discorrer acerca da natureza da atividade desenvolvida no LAB-LD.
O Plano de Difusão das Atribuições do LAB (PDLD) reforça o papel de assessoramento do LAB-LD, prestando total apoio aos profissionais dos quadros da Polícia Civil de todo o Estado.
***