PDLD – 2ª ETAPA (BALSAS, SÃO JOÃO DOS PATOS, TIMON, CAXIAS e CODÓ)
Dando continuidade às ações voltadas ao fortalecimento do combate à lavagem de dinheiro pela Polícia Civil do Maranhão, foi executada entre os dias 19 a 23 de junho de 2017 a 2ª fase do PDLD (Plano de Difusão das Atribuições do LAB), alcançando as Delegacias Regionais de Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias e Codó.
O PDLD foi iniciado no mês de maio deste ano e tem o objetivo de difundir aos servidores das Unidades da Polícia Civil do Maranhão as atribuições do LAB, bem como divulgar sua metodologia de análise e abertura de casos, desmistificando pontos ainda obscuros sobre investigações de cunho financeiro e conscientizando os demandantes da importância de se fortalecer a investigação policial por meio do desnudamento do núcleo financeiro de organizações criminosas em suas várias vertentes.
Participaram das apresentações delegados, investigadores e escrivães da Polícia Civil do Maranhão e convidados, a exemplo do juiz de direito da Comarca de São João dos Patos, Dr Raniel Barbosa Nunes, o perito criminal Diretor do ICRIM de Timon, João Paulo Pierote, e o Major PMMA Chagas, de São João dos Patos.
A primeira fase do referido Plano, ocorrida em maio deste ano, alcançou as cidades de Imperatriz e Açailândia. Já a segunda fase iniciou pela cidade Balsas, passando por São João dos Patos, Timon, Caxias e encerrando na cidade de Codó.
Durante as apresentações foi destacado o papel de assessoramento do LAB às investigações em curso nas Unidades da Polícia Civil do Maranhão, através de análise de grandes massas de dados (gerados durante investigações de maior envergadura), análise de dados financeiros (bancário e fiscal), análise de dados telefônicos e telemáticos e análise de vínculos. Foram apresentadas, ainda, as ferramentas tecnológicas disponíveis no setor e a metodologia de abertura de casos (formulário digital disponível no site do LAB).
Até o final de agosto de 2017, todas as 18 sedes de Delegacias Regionais do interior, que compõem a SPCI (Superintendência de Polícia Civil do Interior), terão recebido a visita da equipe do LAB, coordenada pelo Delegado Gabriel Carvalho e Neves.