Polícia Civil realiza campanha de prevenção ao suicídio

Polícia Civil do Maranhão (PC/MA) realiza, por intermédio da Capelania, campanha de prevenção ao suicídio, que teve início dia 10/09, no âmbito da campanha nacional “Setembro Amarelo”, e se estenderá durante todo o mês nas delegacias da capital como campanha de conscientização.

O início da campanha na Polícia Civil se deu com a visita dos capelães a delegacias da capital, ocasião em que foi feita a explanação sobre sintomas de depressão e fatores de risco que antecedem o suicídio e, principalmente, a respeito das atribuições da Capelania que vão desde a escuta e acolhimento do servidor, até o seu encaminhamento aos serviços especializados. Além disso, foi disponibilizado número de telefone/whatsapp para contato e eventuais pedidos de ajuda que funcionam ininterruptamente.

De acordo com a Capelania, a campanha de conscientização teve excelente receptividade dos servidores visitados e entende ser fundamental o oferecimento de serviço de apoio ao servidor policial civil que pode contar com a Capelania não apenas nessa campanha de conscientização, mas de forma permanente.

A campanha da Polícia Civil é parte de um movimento nacional que surgiu diante do alerta mundial sobre o aumento de casos de suicídio, situação que ocorre, geralmente, em casos de conflitos existenciais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. No Brasil, a maioria dos órgãos públicos aderiram à campanha “Setembro Amarelo”, iniciada pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).