POLÍCIA CIVIL REALIZA AUDIENCIA PARA TRATAR DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

ASCOM PC/ MA

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio da Delegacia Geral, realizou na manhã de hoje (11), às 9h30, na sede da Polícia Civil, na Beira Mar, uma audiência em que o Delegado Geral, Dr. Leonardo Diniz recebeu o comandante Serge Giordano, Adido de Polícia Adjunto da Embaixada da França no Brasil, juntamente com o delegado Aurélio Queiroz, diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão.

O assunto da audiência foi a cooperação internacional entre a Embaixada Francesa no Brasil e a Polícia Civil do Maranhão, que está tendo como primeira atividade o curso de capacitação em “Análise dos fluxos telefônicos e uso de ferramentas para essa finalidade”, que está sendo realizado de 9 a 13 de dezembro, por meio do núcleo de segurança interna da França no Brasil, junto à Embaixada Francesa, em Brasília/DF.

Na capacitação está sendo treinada uma turma de 25 policiais civis especializados e atuantes em investigações criminais com ênfase em inteligência policial, com carga horária de 40h, curso ministrado na sede da Acadepol.

A finalidade do curso é ampliar o conhecimento dos policiais civis na operacionalização de novos métodos de investigação e sistemas de inteligência policial, adotados em conjunto com estados estrangeiros, para agirem com mais segurança profissional e tecnicidade na coleta e na preservação de provas técnico/materiais.

“O nosso trabalho na busca de parcerias como essa, faz parte do esforço contínuo no sentido de melhorar a capacitação dos nossos servidores para que possamos prestar um serviço cada vez mais efetivo à sociedade, não apenas no sentido de agilizar as investigações e a resolução de crimes, mas também evitando novas ações criminosas, levando maior segurança à população”, afirma o Delegado Geral, Dr. Leonardo Diniz.

Conforme o delegado Aurélio Queiroz, “o comandante Serge Giordano, Adido de Polícia Adjunto da Embaixada da França no Brasil, se mostrou muito receptivo às nossas demandas e bastante disposto a manter parceria para continuar a capacitação de Policiais Civis do nosso estado”