Polícia Civil deflagra “Operação Trojan Horse” e prende três fraudadores de condomínios em São Luís

A Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) e do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), realizou na manhã desta sexta-feira (15) a “Operação Trojan Horse”, que resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca apreensões contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que fraudava boletos de cobranças de taxas condominiais.

A quadrilha adulterava o código de barras de boletos de cobranças por meio de um sistema de computador (software aplicativo – específico para condomínios) que gerava esses boletos de cobranças. Ao serem pagos, os valores dos boletos não eram creditados na conta do condomínio, mas na conta de uma empresa gerida pelo grupo criminoso.

Ficou demonstrado, através das análises financeiras realizadas pelo LAB-LD, que o dinheiro desviado era transferido das contas da empresa gerida pelo grupo criminoso, para as contas individuais dos membros. Estima-se um prejuízo de, aproximadamente, 500 mil reais ao longo de 3 anos (2015 a 2017) ao condomínio residencial Parque das arvores “Grand Park”, deixando o condomínio sem condições de manutenções básicas ou mesmo de sustentabilidade.

As investigações foram iniciada em 27/09/2017, com um elevado grau de complexidade, tendo em vista que entre os membros dessa associação criminosa havia um servidor público federal com avançados conhecimentos em TI.

Ficou demonstrado nos autos do inquérito policial inerente, que os investigados praticaram condutas previstas nos tipos penais:

– art. 171, CP (estelionato)
– art. 299, CP (falsidade ideológica)
– art. 288, CP (associação criminosa)
– delitos previstos na lei 9.613/1998 (lavagem de dinheiro).

Por fim, os mandados foram devidamente cumpridos e os integrantes: Wennys Carlos de Sousa Oliveira, Isaac Pereira do Nascimento e Leide Dayana Dias Silva, encontram-se presos a disposição da justiça.