Plantões de Polícia são reforçados no feriado estadual

As Polícias Civil e Militar montaram um esquema de segurança para garantir a tranquilidade durante o feriado estadual que inicia na próxima segunda-feira (31) e termina no dia de Finados (2 de novembro). Entre as ações estão o patrulhamento das principais vias da capital, reforço dos plantões de Polícia, incursões, barreiras em bairros, avenidas e ruas, dentre outras.

De acordo com o delegado Marcos Wallace Pereira, da Superintendência de Polícia da Capital, o cidadão não será prejudicado em virtude do feriado. “A Polícia Civil estará funcionando durante 24h com os quatro plantões da Região Metropolitana. Quem precisar registrar algum boletim de ocorrência deve se dirigir a Vila Embratel, Cidade Operária, Beira-Mar e Cohatrac que receberá atendimento normal”, explicou.

Segundo o delegado, durante o final de semana, funcionará normalmente o Plantão Especial de Polícia Judiciária de Repressão Qualificada à Poluição Sonora, com equipes policiais trabalhando em escala nas dependências das Delegacias de Costume e Diversões Públicas (DCDP) e do Meio Ambiente, no Centro Histórico.

A partir desta sexta-feira (28) até domingo (30), os policiais devem fazer incursões em diversos bares, casas de festas, garantindo que a Lei do Silêncio não seja desrespeitada. De acordo com a legislação, em áreas residências, o máximo permitido é de 45 decibéis durante o período noturno.

Qualquer informação sobre locais de festa que estejam funcionando de forma ilegal ou com som acima do permitido podem ser repassadas pelos telefones 190 (Ciops) ou 3223-5800 (Disque Denúncia). O cidadão que fizer a denúncia não terá sua identidade revelada. Estes números também estarão á disposição da população para qualquer outra ocorrência.

Interior

Segundo a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), as delegacias do interior seguem a mesma logística das da capital. Os distritos policiais funcionarão também em regime de plantão 24h. Os boletins de ocorrências deverão ser registrados nas Delegacias Regionais.

A Polícia Militar reforçará, durante o feriado, as ações de combate aos crimes em toda a Região Metropolitana de São Luís. De acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Teles, a Operação Varredura, deflagrada para combater o tráfico de drogas e porte ilegal de armas será intensificada em vários pontos da capital. Além desta, policiais motorizados, a pé, de bicicletas e nas viaturas realizarão rondas diárias e no período noturno nos principais pontos da capital e em locais mapeados pelos índices de registros de crimes.

Delegacia On Line

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) disponibiliza, ainda, para o registro de alguns tipos de ocorrências, a Delegacia On Line (www.delegaciaonline.ma.gov.br). O usuário precisa apenas estar conectado a um computador com acesso a internet para registrar uma ocorrência criminal, como furtos ou extravio de documentos, roubos de celulares e ainda localizar foragidos da justiça.

Após fazer o registro no site, um documento confirmando a validação de sua ocorrência, que também será encaminhada para um e-mail cadastrado no ato da solicitação. No correio eletrônico, constará a seguinte mensagem: “Seu Boletim de ocorrência foi aceito”.

O serviço é gerenciado por atendentes treinados e capacitados para operar o sistema. Com o boletim de ocorrências eletrônico em mãos, o solicitante poderá acompanhar a resolução do registro, em casos de furto, diretamente com uma autoridade policial na delegacia de seu respectivo bairro ou num distrito situado no local da infração.