EM SETE DIAS, POLÍCIA CIVIL CUMPRE 29 MANDADOS DE PRISÃO NO ÂMBITO DA “OPERAÇÃO PAZ”
POR: ASCOMPC/MA
A Polícia Civil do Maranhão(PC-MA) desencadeou entre os dias 25 a 31 de outubro, mais uma etapa de cumprimento de mandados judiciais, denominado dia “Dia D”, que faz parte do planejamento da” Operação Paz” no estado do Maranhão.
Segundo a Delegacia Geral da PC-MA, a jornada de cumprimento de mandados foi realizada novamente nos municípios de Açailândia, Balsas, Caxias, Codó, Grajaú, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Timon e Tutóia.
Dentro do planejamento, as equipes de cumprimento de mandados em reforço a equipes de investigação atuaram em conjunto com o setor de inteligência da SSP-MA e PC-MA, objetivando dar cumprimento à mandados judiciais oriundos de inquéritos que apuram Mortes Violentas Intencionais (homicídios, feminicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte).
Em sete dias de operação, foram cumpridos 29 mandados judiciais de prisão, 14 deles ligados a mortes violentas. Ainda foram realizadas 04 prisões em flagrante, uma delas relativa a homicídio. Ao todo 33 pessoas foram presas. As equipes policiais ainda cumpriram 12 mandados de busca e apreensão domiciliar.
A Delegacia Geral ressaltou que de todas as prisões, 12 são relativas a condenações definitivas, ou seja, de pessoas condenadas em definitivo e que aguardavam o cumprimento das penas.
ALGUNS CASOS
No dia 26 de outubro, na cidade de Grajaú, foi preso um homem suspeito de cometer um homicídio que vitimou José Eder Ferreira de Sousa, no dia 20 de janeiro deste ano. A vítima foi morta por disparos de arma de fogo no bairro Mirante do Falcão, em Grajaú.
Em outra ação realizada no dia 27 de outubro, na cidade de Santa Inês, as equipes policiais conseguiram cumprir um mandado de condenatória contra um homem, ela prática de crime de homicídio qualificado. O homem foi condenado a uma sentença de 16 anos de reclusão.
Também na cidade de Santa Inês, a Polícia Civil cumpriu, um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 26 anos, pelo crime de extorsão mediante sequestro, ocorrido em setembro de 2022, na Vila Marconi.