Delegado de Polícia Civil recebe o Título de Cidadão de São Luís

ASCOM PC/MA

O delegado de Polícia Civil Thiago Dantas Freire, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), recebeu hoje (17) o Título de Cidadão de São Luís, que a Câmara Municipal concede a pessoas que se destacam e assumem papel relevante no município.

O reconhecimento foi proposto pelo vereador Honorato Fernandes (PT), e o título foi entregue em solenidade nesta sexta-feira (17), às 10h, no Plenário Simão Estácio da Silveira, do Palácio Pedro Neiva de Santana, da Câmara Municipal de São Luís, localizada na Rua da Estrela, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

A solenidade foi prestigiada por muitos delegados, investigadores e escrivães, que fizeram questão de acompanhar o reconhecimento do trabalho do colega e, por extensão, da própria Polícia Civil do Maranhão.O vereador Honorato Fernandes, que tomou a iniciativa de homenagear o delegado Thiago, falou da sua alegria por esse que chamou de “momento festivo” e fez questão de estender o reconhecimento do homenageado a toda Polícia Civil do Maranhão, pelo empenho e o excelente trabalho prestado à sociedade. O parlamentar Lamentou que ainda exista uma cidade, um estado e um país tão desiguais e que, parte da população, ainda tome o caminho da criminalidade. Honorato parabenizou ao homenageado e disse saber o quanto a Polícia Civil, assim como todo o sistema de segurança, empreende esforços diários para proporcionar a sensação de mais segurança a todos.

Em seguida, foi chamado a falar o delegado Lawrence Melo, agora presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos – MOB, que parabenizou e agradeceu à Câmara pela homenagem ao delegado Thiago Dantas que tem o seu trabalho reconhecido e também pelo reconhecimento à própria Polícia Civil, que tanto tem feito para elucidar e diminuir a criminalidade nesse estado. Agradeceu pela formalização do acolhimento ao Dr. Thiago Dantas que, como tantos outros, deixaram os seus estados, os seus familiares e tão bem estão servindo e cuidando da sociedade maranhense.

Em nome da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), falou o delegado Gustavo Alencar que externou a sua alegria pelo reconhecimento ao Dr. Thiago Dantas, porque significa reconhecer junto o trabalho da Polícia Civil e porque ele o acompanha desde o seu treinamento na Academia de Polícia, como professor, e agora como chefe e amigo. Finalizou, parabenizando e agradecendo ao homenageado pela prontidão e boa vontade em atender bem a todos e responder prontamente aos pedidos da Superintendência da Capital, seja dia ou noite. Elogiando, por fim, a excelente escolha do vereador Honorato Fernandes e da Câmara Municipal de São Luís.

O vereador César Bombeiro fez lembrar que o trabalho e o reconhecimento do Dr. Thiago Dantas e da Polícia Civil que, para ele, é uma das melhores do Brasil, se deve à luta e a história dos seus predecessores que tanto lutaram para alcançar esse reconhecimento, mesmo que ainda trabalhem sem as condições que merecem.

Thiago Dantas Freire, pernambucano de nascença e agora, cidadão de São Luís, foi o último a falar. Emocionado, agradeceu a presença dos colegas, dos chefes e da sua noiva que, ludovicense, estava presente e acompanhada da sua avó e dos pais. Lembrou também dos seus pais e irmãos que não puderam vir, mas que celebram com ele esse reconhecimento.

O homenageado entrou para a carreira policial, como agente de polícia do estado de Pernambuco, aos 21 anos. Depois disso, ao se formar em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais – FACAPE, da cidade de Petrolina/PE, passou a fazer provas para delegado, sendo aprovado no Maranhão e lotado na Delegacia de Roubos e Furtos, onde atua há 4 anos. Ele afirmou que, apesar dos desafios enfrentados, é muito gratificante poder atender e ajudar as pessoas em seus momentos de maior fragilidade, em geral, quando tiveram as residências invadidas, furtadas e a própria família, seu bem mais precioso, colocada em risco. Agradeceu à Câmara Municipal e ao vereador Honorato Fernandes, pela homenagem que fez questão de estender à sua equipe – delegados, investigadores, escrivães e agentes administrativos –, ressaltando, por fim, a alegria em receber o título de cidadão de São Luís, terra que o acolheu e que ele adotou como sua, local onde pretende constituir família e criar seus filhos.

Estiveram presentes na solenidade Dr. Márcio Henrique Teixeira Araújo, delegado geral adjunto administrativo, representando o delegado geral, Dr. Leonardo Diniz; delegado Gustavo Alencar, delegado assistente da Superintendência de Polícia Civil da Capital; Dr. Lúcio Reis, superintendente de Homicídios e Proteção à Pessoa; Dr. Augusto Barros, delegado da Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico – SENARC; Dr. Marconi Chaves Lima, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão – ADEPOL/MA; delegado Lawrence Melo, agora presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos – MOB; Dr. Luciano Bastos, Dr. Jalves Carvalho, delegados da Superintendência Estadual investigações Criminais – SEIC, Dr. Henrique Mesquita, delegado da Seccional Leste; Dr. Pedro Adriano, delegado da Seccional Oeste, Dr. Carlos Alberto Damasceno, delegado da Seccional Norte; Dr. Paulo Arthur, delegado da Seccional Sul; Delegada Sara Bonfim, 20° DP do Parque Vitória, além de outros delegados, investigadores e escrivães.