CURSO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA É REALIZADO PELA POLÍCIA CIVIL EM IMPERATRIZ

SSP-MA

Propondo ações efetivas em prol de uma segurança pública mais presente para as mulheres com vulnerabilidade social, a Polícia Civil do Maranhão, através da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) realizou, no período de 19 a 23 de agosto, o Curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência, em Imperatriz, na sede do CPAI 3/PM. O curso foi direcionado para 14 policiais civis e 22 policiais militares, que atuam diretamente no atendimento às mulheres vítimas de violência.

O curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência, realizado em Imperatriz, na sede do CPAI 3/PM objetivou em ações visando sensibilizar e aprimorar o profissional civil e militar, de forma humanizada e técnica, para o atendimento às mulheres vítimas de violência, com foco na qualidade do atendimento e da investigação policial, para proteção integral da vítima e a correta identificação de autoria do delito perpetrado contra as mulheres, vítimas deste crime.

Profissionais lecionaram os seguintes temas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os professores que lecionaram para esta força tarefa, com o foco na sensibilização e aprimoração para o profissional civil e militar, foram Delegadas da Polícia Civil de São Luís e de Imperatriz; A Juíza da Comarca e demais professores como convidados.

Durante a ministração do Curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência foram abordados os seguintes temas:

1.Violência Sexual (Atendimento e Investigação); Feminicídio; Diretrizes para o Atendimento à Mulher em Sede Policial; Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência de Gênero; Qualificação em Violência de Gênero contra Mulheres para Membros da Polícia Civil e Militar Maranhense; Violência Doméstica e Familiar – Lei 11.340/06.

O Curso de Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência contou com os seguintes profissionais para cada tema determinado:

Violência Sexual: Atendimento e Investigação, ministrado pela Delegada de Polícia Civil, Kazumi Ericeira Tanaka, coordenadora da CODEVIM;
Feminicídio, DPC Kazumi Ericeira Tanaka, coordenadora da CODEVIM;
Diretrizes para o Atendimento à Mulher em Sede Policial, Delegada de Polícia Civil, Sylviane Lenira Cavalcante Tenório;
Trabalho em Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência de Gênero, Dra. Sueli Brito Barbosa, Assitente Social do CRAM;
Qualificação em Violência de Gênero contra Mulheres para Membros da Polícia Civil e Militar Maranhense, Prof. Dra. Artenira da Silva Sauaia.
Violência Doméstica e Familiar (Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha) – Dra. Ana Paula Silva Araújo, Juíza da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Imperatriz.