1ª Companhia do 6º Batalhão da PM na Vila Brasil é reinaugurada

Gilson TeixeiraComo resultado de parceria entre a Polícia Militar, empresários e comunidade foi reinaugurada, nesta sexta-feira (8), a sede da 1º Companhia do 6º Batalhão da PM. O prédio, que fica localizado na Rua Nossa Senhora de Conceição (Vila Brasil, em São Luís), foi reformado e readaptado para receber os militares que desenvolvem ações de prevenção e repressão em diversos bairros da região. A solenidade de reinauguração reuniu autoridades militares, do Poder Legislativo municipal e lideranças comunitárias.

Na cerimônia, foram homenageados alguns dos colaboradores que contribuíram para a execução da obra. Também foram entregues certificados a lideranças comunitárias, vereadores e empresários da área. De acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Telles, que na ocasião representava o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, a reforma é consequência do trabalho de aproximação da comunidade com a polícia.

“A polícia está cada vez mais próxima da população. Aqui, com as instalações renovadas, daremos condições mais dignas de trabalho aos policiais militares e os resultados serão facilmente visíveis, pois a população terá cada vez mais segurança”, afirmou Telles.

No plano de reforma, o prédio recebeu mudanças gerais na estrutura física, incluindo novos piso e pintura. Também foram executados reformas na parte elétrica e hidráulica.

A 1ª Companhia responde pelas áreas, além da Vila Brasil, São Bernardo, Guajajara, Ipem São Cristovão I e II, Maiobinha, Parque Sabiá, Jardim São Cristovão I e II e Cohapan. Todo o policiamento nestes bairros é feito por viaturas do Ronda da Comunidade, motos e policiais  que utilizam  bicicletas para realizarem rondas pelas vias dos bairros de responsabilidade da Unidade.

Resultados

Para o líder comunitário Roberto Freitas, morador há 25 anos da Vila Brasil, a parceria com a polícia tem contribuído para reduzir significativamente a criminalidade na região. “Sabemos que para alcançar a paz é necessário empenho de todos. É foi isso que aconteceu aqui onde podemos notar como os índices caíram. Antes vivíamos em um bairro extremamente violento, e mesmo sabendo que muita coisa precisa ser feita, hoje já podemos sentir resultados positivos na comunidade”, declarou.

 Para o cidadão que reside em um dos bairros da 1ª Companhia os telefones de contato direto com a Polícia Militar são: 190 (Centro Integrado de Operações Policiais – Ciops), 8864-1279 e 8865-0332 (Ronda da Comunidade) e 8827-3864 (da própria Companhia).