SSP estrutura mais dois Conselhos de Segurança na Região Metropolitana

Fotos: Gilson Teixeira

Dando continuidade aos trabalhos de reestruturação e fortalecimento das ações dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), realizou nesta última terça-feira, 20, mais uma etapa do programa na Região Metropolitana.

Na oportunidade, foram inaugurados o Auditório e salas do 10º DP, totalmente reformado por meio de uma parceria entre a SSP e a comunidade. O local servirá para promover cursos de capacitação, palestras, reuniões e encontros com os moradores daquela região.

Conselho de Segurança do Bom Jesus

Ainda durante a cerimônia, a SSP entregou kits de escritório e de informática a dois Conselhos da Região Metropolitana de São Luís, das áreas do Alto do Parque Timbira e do Bom Jesus, ambos do Pólo do Coroadinho.

A cerimônia de entrega dos materiais aconteceu no Auditório do 10º Distrito Policial, no Bom Jesus, e contou com a participação do secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva; do Superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa; do comandante de policiamento metropolitano, tenente-coronel Jéferson Telles; o titular do 10º, delegado Jefferson Portela; o comandante da Guarda municipal de São Luís, Eduardo Krause; os presidentes dos Consegs do Alto do Parque Timbira e do Bom Jesus, Antonio Rodrigues da Silva e Raimundo Nonato Pinheiro, respectivamente; entre outras autoridades militares e dezenas de lideranças comunitárias da área do Coroadinho.

Com a estruturação, os Conseg’s poderão atender toda a região que abrangem, desenvolvendo com diversas atividades sociais. No local, os moradores terão acesso ao serviço da Delegacia On line da Polícia Civil (www.delegaciaonline.ma.gov.br) para efetuar registros de pequenas ocorrências.   

Os Conselhos

Os Conselhos Comunitários fazem parte de um projeto de cunho social de iniciativa do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e SSP.

Conselho de Segurança do Bom Jesus

 São compostos por lideranças comunitárias de um mesmo bairro ou município que se reúnem voluntariamente e após um curso de capacitação podem colaborar discutindo, analisando, planejando e acompanhando soluções de problemas relacionados à Segurança, além de promover campanhas educativas de cooperação entre as lideranças locais e órgãos de segurança no combate à redução da criminalidade.

O secretário Adjunto da Sadai, tenente-coronel Antonio Roberto ressaltou que a estruturação dos conselhos é parte de um cronograma de ações que engloba a seleção dos conselheiros, capacitação, fortalecimento e atuação em prol da comunidade onde estão inseridos. A previsão é que sejam reequipados ainda 77 Conseg’s espalhados por São Luís e pelo interior do estado.

Para o delegado de Polícia Civil Sebastião Uchoa, esta iniciativa é fundamental na aproximação dos trabalhos da polícia junto à comunidade. “Podemos assim, extrair grandes ações nessa parceria. A comunidade tem, portanto, um espaço dentro do Poder Público, dentro da própria Delegacia, com toda a logística possível, criando junto com a polícia, uma rede amiga de combate à criminalidade”, disse.

Conselho de Segurança do Bom Jesus

O comandante de policiamento metropolitano, tenente-coronel Jeferson Teles, completou: “A Polícia Militar já trabalha neste conceito maçicamente, entrelaçando as ações de planejamento com a comunidade. É uma importância substancial para todo o Pólo do Coroadinho”, afirmou.  “Estamos fazendo o que chamamos de polícia interativa”, acrescentou.

Para Raimundo Nonato, presidente do Conselho do Bom Jesus, esse é um ato ímpar que toda a sociedade deve reconhecer. “Agradecemos a todos pela iniciativa e reconhecimento prestados. Esse é um meio para que possamos enfim, batalhar contra a criminalidade existente no bairro”, disse.

Kit de materiais entregues para os Conselhos

01 Armário em MDF com duas portas;

05 cadeiras tipo secretária;

01 mesa de madeira;

01 Computador com monitor de LCD;

01 impressora tipo jato de tinta;

01 roteador Wireless;

01 estabilizador de voltagem e;

01 ar condicionado de 10.000 Btus.