SSP e órgãos municipais unem esforços no combate à poluição sonora em São Luís
As ações de repressão à poluição sonora, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), contam a partir deste fim de semana com o apoio de diversos órgãos municipais.
A decisão foi tomada em reunião realizada na última quarta-feira (5), com representantes da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Blitz Urbana. O trabalho começará nesta sexta-feira (7) e prosseguirá até domingo (9).Na ocasião, ficou acordado que, além da repressão aos sons automotivos, as forças de segurança verificação a situação dos veículos, como IPVA atrasado ou se possui multa também em atraso. A ocupação irregular em espaços públicos também será combatida.
A união de esforços representará maior alcance no combate às infrações. “Chamamos os órgãos municipais para um trabalho em parceria, pois queremos somar forças e tornar as blitz, que já são eficientes, muito mais abrangentes”, ressaltou o superintendente de Polícia Civil da Capital, Sebastião Uchoa.
Ao todo, a Polícia Civil vai disponibilizar 8 equipes com 2 Delegados de Polícia e 3 investigadores cada, que contarão com o apoio de guardas municipais, agentes de trânsitos e fiscais da blitz urbana. O volume de som permitido em localidades residenciais ou com vocação comercial é de até 55 decibéis.
As ações de repressão vêm sendo desenvolvidas desde janeiro deste ano. O planejamento estratégico é montado de acordo com informações repassadas por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops – telefone 190), do Disque Denúncia (3223-5800) ou do próprio Plantão Especializado (3214-8652 e 3214-8653), localizado na Delegacia de Costumes e Diversões Públicas.
Estiveram presentes à reunião o supervisor do Cids Norte, delegado Carlos Alberto Damasceno; o supervisor do Cids Leste, delegado Pedro Adriano; supervisor do Cids Oeste, delegado Joviano Furtado; coordenador de Fiscalização de Trânsito, Amaury Andrade; secretário adjunto da SMTT, José Artur Cabral; superintendente de Fiscalização e Postura – Blitz Urbana, José Batista; comandante da Guarda Municipal, Eduardo Krause, além de outras autoridades da segurança.