SSP discute ações de segurança com lideranças comunitárias do Coroadinho

 

Visando discutir estratégias de segurança e planejar a integração preventiva no combate a criminalidade através da interação entre Polícia Civil e a comunidade, a Secretaria de Segurança Pública recebeu, na tarde desta quinta-feira, 28, dezenas de lideranças comunitárias do Polo do Coroadinho.

A reunião aconteceu nas dependências da Superintendência de Polícia Civil da capital (SPCC), e contou com a presença do Superintendente, delegado Sebastião Uchoa e do titular do 10º Distrito Policial, localizado no bairro do Bom Jesus, delegado Jefferson Portela.

Os representantes das localidades do Polo do Coroadinho, presentes na reunião, fazem parte dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), compostos por lideranças comunitárias que se reúnem voluntariamente para discutir, analisar e planejar soluções de problemas relacionados à segurança, infraestrutura e melhorias para a região.

“A intenção é criar uma rede de solidariedade envolvendo os órgãos de segurança, como a Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal, com entidades como o Conselho Tutelar, as igrejas em geral, e a comunidade civil organizada, para combater a violência urbana de localidade”, afirmou Sebastião Uchoa.

Por meio dos Consegs são elaboradas campanhas educativas e ações comunitárias e sociais. Para Antonio José Rodriguez Silva, 52 anos, o estreitamento entre a Polícia Civil e a comunidade, por meio dos Consegs, traz um leque de ações preventivas.

“Em primeiro lugar essa parceria atende um apelo antigo nosso. Resolver os problemas internos da comunidade e reconhecer aquilo que a polícia se propõe a fazer que é tratar da segurança com foco nas ações sociais preventivas”, destacou o líder comunitário, enfatizando a questão do uso das drogas.

O Polo do Coroadinho possui 03 núcleos dos Conselhos Comunitários de Segurança. O Conseg do Bom Jesus/Primavera que abrange 07 bairros; o do Parque Timbira, com 11 localidades e o do próprio Coroadinho, abrangendo outros 10 bairros, totalizando 28 bairros contemplados com a atuação dos Consegs.

Mais

Os conselhos comunitários de Segurança é um projeto resultante de um convênio celebrado entre a SSP, por meio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.