SSP apresenta quadrilha especializada em praticar diversos crimes no interior do Maranhão

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou na tarde desta sexta-feira, 21, no Auditório Leofredo Ramos, prédio da SSP, uma quadrilha especializada em diversos tipos de ocorrências criminais. No jargão policial, o bando atuava como “clínico geral”, ou seja, eram responsáveis por uma série de práticas delituosas entre assaltos a instituições financeiras, roubo de cargas, explosões a caixas eletrônicos, seqüestros de pessoas e roubo de gado.

 

A ação policial foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) a partir de informações levantadas pelo Centro de Inteligência da Polícia Civil. De acordo com as investigações, os integrantes estavam próximos ao município de Presidente Dutra, e haviam assaltado uma Fazenda na cidade de Graça Aranha.

A quadrilha é composta por: Antonio Alencar Filho, 31 anos; Paulo Afonso Mourão Sousa Segundo, 36 anos; Jailson Sousa da Silva, 34 anos. Os três, natural de Santa Inês, interior do Maranhão. E ainda, Francisco de Moraes, vulgo “Paulinho”, 30 anos, de São Domingos do Maranhão e José Iran Guimarães, 50 anos, natural de Frei Miguelinho, estado de Pernambuco.

bando atuava como “clínico geral”, ou seja, eram responsáveis por uma série de práticas delituosas entre assaltos a instituições financeiras, roubo de cargas, explosões a caixas eletrônicos, seqüestros de pessoas e roubo de gado.

A última ação do bando aconteceu em uma Fazenda no município de Graça Aranha, local de onde eles subtraíram 58 cabeças de gados e mantiveram como reféns 38 pessoas. O gado roubado está avaliado em R$ 800 mil.

Na ação, eles utilizaram caminhões de cargas para levarem os animais. O gado foi localizado no município de Pindaré-Mirim em uma Fazenda de propriedade de José de Ribamar Filho. Este também preso junto com o grupo, autuado por receptação. No entanto, liberado pela Justiça após pagar fiança, de acordo com a nova Legislação.

De acordo com o secretario de Segurança Pública, Aluísio Mendes, o bando mobilizava por dias os proprietários da fazenda, rendendo-lhes com violência e deixando-os amordaçados enquanto transferiam todo o gado para um caminhão.  “A quadrilha é considerada de alta periculosidade e atuava com inteligência. Era uma nova maneira de atuação criminal. Eles mantinham os reféns em cárcere privado para roubar todo o gado”, disse Mendes.

Ainda segundo o secretário, o gado subtraído é conhecido como sendo “Puro de Seleção”, ou seja, de alta qualidade genética. Eles são suspeitos de roubarem mais de 480 cabeças de gado nos últimos meses, o equivalente a 3 milhões de reais no mercado. Eles foram autuados pelos crimes de Roubo Qualificado e Formação de Quadrilha.

A operação foi coordenada pelo Superintendente da SPCI, Jair Lima de Paiva Júnior; do Delegado Paulo Aguiar do Centro de Inteligência da Polícia Civil, e os delegados José Nilton e César Veloso, ambos da SPCI. Também deram apoio na ação policial, os delegados regionais de Santa Inês, Valter Costa e de Presidente Dutra, Edimar Gomes.

Apreensão de 88 quilos de maconha em Peritoró

Durante a coletiva de imprensa, no Auditório da Secretaria de Segurança (SSP), o secretário Aluísio Mendes, apresentou ainda, uma dupla de traficantes de drogas.

Josinaldo Pereira Nandir, de 37 anos, natural de Cabrobó, em Pernambuco e; Railson Silva Coelho, 24 anos, de Codó, foram abordados em veículo Fiat Miller de placa HQE-2721 de Codó, na posse de 78 tabletes de maconha totalizando 88 quilos da droga. O equivalente a 300 mil reais quando comercializada a granel.

A prisão, fruto do trabalho do 5º Pelotão da Polícia Militar, sediado em Codó, aconteceu no município de Peritoró, a 236 km de São Luís.

A apreensão ocorreu após diligências da Polícia Militar no centro da cidade de Peritoró. Os condutores foram abordados e o veículo vistoriado. No interior do veículo, foram encontrados os 78 tabletes de maconha prensada, cada um com pouco mais de 1quilo, somando 88 quilos do entorpecente. A droga estava embalada em sacos de nylon.

Esteve presente também, durante a apresentação, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.