Seic prende falso padre no Recanto dos Vinhais

Uma ação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prendeu na noite da última terça-feira (25), Cristiano Santos da Silva, de 27 anos, sob acusação de exercer ilegalmente a função de padre. Cristiano foi detido em flagrante na igreja de São João Batista, no Recanto dos Vinhais, após realizar uma missa naquela paróquia.

As investigações para prender Cristiano tiveram início após denúncias da Arquidiocese de São Luís e suspeitas da procedência do padre. Segundo informações, grupos da comunidade desconfiaram de uma arrecadação de donativo feitas pelo falso sacerdote.

Durante as investigações, a polícia buscou informações sobre a vida do suposto padre na cidade de Castanhal (PA), de onde é natural. Com base nos levantamentos feitos pela Seic, ficou constatado que Cristiano não tinha permissão para exercer a função de padre.

A prisão – Cristiano foi preso por volta das 19h após campanas montadas por equipes da Seic, coordenados pelo delegado Breno Galdino. Os policiais aguardaram até o momento que o padre se preparasse para a celebração para que fosse efetivado o flagrante.

Em depoimento, Cristiano disse ter cursado três anos de preparação para o sacerdócio, e além de padre se dizia formado em História e Medicina, mas durante o interrogatório confessou o crime. Os policiais ainda investigam a informações de que ele estaria atuando como professor em uma escola na Vila Embratel.

De acordo com a polícia, o acusado será autuado no artigo 171, por prática de estelionato, por induzir, enganar e manter outros no erro por meios fraudulentos. O falso padre pode também ser autuado pelo crime de falsidade ideológica.