Secretarias e órgãos do Governo do Estado apresentam ações e serviços na Expoema 2011

Fotos: Sagrima

Quem visita a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2011), além de diversão e entretenimento, tem a seu alcance diversos serviços oferecidos nos estandes das secretarias e órgãos do Governo do Estado. O evento, que está em sua 55ª edição, foi iniciado neste sábado (27) e prossegue até a quinta-feira (8 de setembro), será aberto oficialmente pelo vice-governador Washington Luiz Oliveira, neste domingo (28), no Parque Independência (Santa Bárbara), em São Luís.

As secretarias de Segurança Pública (SSP) – englobando Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) -; de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro); da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); e  a Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) estão presentes na exposição.

No estande do Procon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), equipe de fiscais e advogados do órgão atendem demandas diversas. Entre as ações a serem desenvolvidas, esclarecimento de dúvidas dos consumidores, entrega de cartilhas sobre os direitos do consumidor e fiscalização nos bares e restaurantes instalados na Expoema.

“A intenção é fazer com que os maranhenses tenham cada vez mais consciência de seus direitos e conheçam melhor os serviços que são disponibilizados pelo órgão”, declarou o gerente do Procon, Felipe Camarão.

Estande da Sagrima montado na Expoema no ano passado

Sagrima

A Sagrima e seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), têm dois estandes, sendo um exclusivo para exposição de ações de pesca e aquicultura. A Aged realiza, durante a exposição, o projeto Fazendo Educação, que leva noções de Educação Sanitária a crianças em idade escolar e a tratadores de animais.

Para o secretário da pasta, Cláudio Azevedo, a Expoema se consolida cada vez mais como uma das mais importantes feiras agropecuárias da região Nordeste. “É a oportunidade para criadores adquirirem animais de excelente qualidade genética, máquinas e implementos agrícolas de última geração e um ótimo local para que as pessoas se atualizem sobre o que está acontecendo no setor agropecuário, não só maranhense, mas brasileiro”.

No estande, são expostos aquários, tanques de resfriamento de leite, sementes selecionadas, sistema de irrigação e outros equipamentos que estão sendo distribuídos pela Sagrima.

A Aged mostra as ações de defesa sanitária animal e vegetal desenvolvida em todo o estado, com destaque para os avanços no combate à febre aftosa, que está levando o Maranhão a alcançar o status sanitário de zona livre da doença e que proporcionará a abertura de novos mercados nacionais e internacionais para a pecuária maranhense. São destaques ainda o programa de combate à raiva em herbívoros e o trabalho de conscientização da destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos.

Além do estande, a Aged possui um posto de Posto de Defesa Sanitária Animal, que garantirá a sanidade dos animais, controlando a entrada e saída dos mesmos no Parque de Exposições. O posto, em funcionamento desde quarta-feira (24), atua até 9 de setembro com serviços de fiscalização.

O Projeto Fazendo Educação, para crianças, acontece de segunda-feira (29) ao dia 31, sempre às 9h, com teatro de fantoches, palestra, brindes e lanche. Já o Projeto Fazendo Educação, para tratadores, será de 31de agosto a 2 de setembro, às 6h, com café da manhã, palestras e brindes.

Sedagro

A Sedagro tem um estande na Expoema, contemplando o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), o Núcleo Estadual de Projetos Especiais (Nepe) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), que este ano é responsável pela Feira da Agricultura Familiar, com participação de agricultores de diversos municípios.

Vários programas desenvolvidos pela Sedagro são apresentados ao visitante.  O Geração Futura tem o Espaço do Artesão (pequeno ateliê com exposição de artesanato), uma Exposição de Bilros e materiais de produção (sementes, fios, lantejoulas, malhas, etc) e Exposição de fotografias e banners de Programas como Garantia Safra, Aquisição de Alimentos, Viva Terra, Telados, Agroindústrias entre outros.

O Viva Terra promove uma exposição de sacas de grãos, plantadeira, Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I) e pulverizador costal de 20 litros para aplicação de produtos químicos. A Sedagro também possibilita a visitação de grupos de agricultores familiares que participam do Programa Viva Terra ao Parque de Exposições.

Há espaço para mostras de Agroindústrias (uma Casa de Farinha com forno para produção da iguaria e degustação dos visitantes), Espaço do Babaçu (exposição de óleo, sabão, sabonete, biscoito e carvão), Exposição do Mel (caixas de colméia e subprodutos do mel), Exposição de Flores do povoado Vassoural, Paço do Lumiar; e Exposição de Artesanato da comunidade quilombola de Itamatatiua, em Alcântara.

CORRELATA

Estande da SSP destaca espaço para

registro de ocorrências e teste do bafômetro

No estande da Secretaria de Segurança Pública (SSP) na Expoema 2011 diversas ações são apresentadas ao público. A área da Polícia Civil conta com um ponto de apoio para registros de eventuais ocorrências criminais, funcionando no horário das 17h às 23h. Além disso, há uma exposição com materiais usados na Academia Integrada de Polícia Civil e fotos das ações da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), do Grupo de Resposta Tática (GRT) e da Polícia Técnica-Científica.

O espaço da Polícia Militar destaca apresentação de equipamentos, armamentos e uniformes do Batalhão de Choque da PM; exposição de materiais da Academia de PM e mostra de painéis com trabalhos do Centro de Equoterapia do Esquadrão de Polícia Montada – especializado para pessoas portadoras de necessidades especiais; e dos trabalhos e ações dos programas sociais desenvolvidos pela PM, incluindo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) e Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape).

Já a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) mostra trabalhos de programas sócio-educacionais como o Esporte Sem Drogas e Jovens Construindo a Cidadania (JCC), com apresentação de vídeos, fotos, banners e folderes.

Detran

O Detran está fazendo distribuição de material informativo com dicas para um trânsito seguro. Equipe do órgão também está informando sobre o uso de dispositivos para transporte de crianças (assento de elevação, cadeirinha e bebe conforto). No local, o usuário pode fazer consultas sobre serviços de habilitação, licenciamento, infrações e pontuação em CNH, além do teste do Bafômetro.

“A presença do Detran na Expoema demonstra o nosso trabalho de ficar cada vez mais perto do nosso usuário. Cerca de 40 profissionais do Detran estarão trabalhando até o final da exposição, levando ao usuário informação e um atendimento de qualidade”, destacou o diretor geral, Flávio Trindade.