Polícia de Barra do Corda constata exploração de indígenas na reserva Cana Brava
Dando ênfase nas ações da Polícia Civil, por intermédio da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, o Delegado Regional Renilto Ferreira visitou, no final da tarde desta quarta-feira (15), as aldeias indígenas da reserva Cana Brava. A reunião informal aconteceu no intuito de estreitar relações entre a Polícia Civil e as comunidades silvícolas e combater crimes praticados por madeireiros que também exploram o transporte escolar indígena na região.
O delegado regional ressaltou que foi possível estabelecer uma boa relação com os indígenas e ouvir seus anseios, no sentido de providenciar uma maior presença da polícia dentro das reservas, concretizando, assim, uma forma de maior segurança para aquelas comunidades.
“Após a reunião, foram realizadas incursões, através das quais observamos homens que estão usando índios para exploração de verbas destinadas ás aldeias na área da educação e, ainda, usando o nome dos indígenas de forma indevida e sem o consentimento da maioria em manifestações contra o Estado e o Governo, no sentido de cobrar essas verbas”, informou o delegado.
Na oportunidade foi preso em flagrante delito o vereador Antônio Marcos, conhecido como “Marcos do Jacaré”. Ele foi detido por crime ambiental, uma vez que foi flagrado retirando ilegalmente um caminhão de estacas de uma das reservas indígenas. “Depois do flagrante, nos dirigimos a casa do vereador onde encontramos um grande amontoado de centenas de estacas que eram adquiridas nas aldeias e posteriormente comercializadas”, acrescentou.
O delegado Renilto Ferreira disse que o vereador foi encaminhado para a delegacia, ouvido, autuado por crime ambiental e liberado em seguida, após assinar termo de compromisso de comparecer em Juízo para responde pelo crime praticado.