POLÍCIA CIVIL E REDE DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DÃO INÍCIO À IX SEMANA ESTADUAL DE COMBATE AO FEMINICÍDIO NO MARANHÃO

POR: ASCOMPC/MA

Na última terça-feira (4), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), em parceria com a Casa da Mulher Brasileira e o Instituto Somos Todos Marianas, deram início às programações da IX Semana Estadual de Combate ao Feminicídio. A iniciativa tem como principal objetivo intensificar ações preventivas e educativas voltadas ao enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher, com ênfase no feminicídio, a expressão mais extrema da violência de gênero.

Durante a mobilização, representantes de toda a rede de enfrentamento à violência contra a mulher participaram de uma série de atividades, incluindo rodas de conversa, palestras e diálogos comunitários em escolas, associações de bairro, praças e universidades. As ações buscam sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência, divulgar os canais de denúncia disponíveis e fortalecer o acesso das vítimas às redes de apoio e proteção.

Embora seja chamada de “semana”, a mobilização seguirá ao longo de todo o mês de novembro, com uma extensa agenda de ações. O Dia D da campanha está marcado para 13 de novembro, quando será realizada uma grande mobilização estadual com palestras simultâneas em diversas cidades do Maranhão. Já no dia 15 de novembro, a Avenida Litorânea, em São Luís, sediará mais uma edição da Corrida de Combate ao Feminicídio, que deve reunir centenas de participantes em apoio à causa.

A chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, delegada Wanda Moura, destacou a importância da mobilização para a construção de uma sociedade mais consciente e segura para as mulheres:

 “Essa semana é um momento fundamental para reforçarmos o compromisso de todos, instituições, comunidades e cidadãos na luta contra a violência de gênero. A prevenção começa pela informação, e cada ação realizada representa uma vida que pode ser salva. Combater o feminicídio é responsabilidade de toda a sociedade”, ressaltou a delegada.

Com a união entre as instituições públicas, movimentos sociais e entidades civis, a IX Semana Estadual de Combate ao Feminicídio reafirma o compromisso do Maranhão em promover políticas de proteção, prevenção e acolhimento às mulheres, fortalecendo a cultura do respeito e da igualdade de gênero.