POLÍCIA CIVIL CAPTURA LIDERANÇA ESTADUAL DE FACÇÃO CRIMINOSA NO MARANHÃO

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), segue fortalecendo as ações de segurança pública e, nesta sexta-feira (7), a Polícia Civil efetuou a prisão de “Léo Mundico”, considerado uma das principais lideranças de facção criminosa com atuação no estado. Ele estava foragido desde a saída temporária do Dia das Mães, em 2022.

O investigado foi localizado e preso no Povoado Marajá, zona rural do município de Governador Newton Bello, após diligências realizadas por equipes especializadas. A ação da Polícia Civil foi executada por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) e do Grupo de Resposta Tática (GRT), ambos vinculados à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Durante a ação, o suspeito foi encontrado na posse de uma pistola calibre .40, com numeração suprimida, diversas munições e porções de substância entorpecente, além de balança de precisão e materiais utilizados para embalar drogas.

Em razão do material encontrado, “Léo Mundico” também recebeu voz de prisão em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso restrito e com numeração raspada, bem como tráfico de drogas.

Mandados de prisão

Havia dois mandados de prisão em aberto contra “Léo Mundico”, sendo um mandado de recaptura, referente a condenações nas comarcas de Itapecuru-Mirim (por tráfico de drogas, porte de arma de uso restrito e corrupção ativa) e de São Luís (por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido); e um mandado de prisão definitiva decorrente de condenação a 14 anos de reclusão pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e associação criminosa, pela comarca de Penalva.

Ele foi apontado como “braço direito” de “Gaspar”, principal liderança do grupo à época. “Gaspar” que foi capturado pelo DCCO/SEIC em 30 de outubro de 2025, no município de Taboão da Serra (SP).

Envolvimento em facções

“Léo Mundico” é condenado por integrar e liderar o Comando Vermelho (CV), com atuação reconhecida desde 2019, e estava foragido desde a saída temporária do Dia das Mães, em 2022, quando não retornou ao sistema prisional.

As investigações apontam que, por volta de 2020, “Léo Mundico” migrou do Comando Vermelho para o Primeiro Comando do Maranhão (PCM), em meio a um racha interno entre faccionados.

Posteriormente, já em 2025, quando o PCM firmou aliança com o CV, surgiram indícios de que o investigado atuou como um dos articuladores dessa união criminosa.

Após os procedimentos de praxe na SEIC, “Léo Mundico” será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça para o cumprimento das penas impostas.

POR: ASCOMSSP/MA