Iniciada 5ª turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) deu início, nesta segunda-feira (02), às aulas da quinta turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPCC), ciclo 2011. A solenidade que marcou o início das atividades ocorreu no Auditório delegado Leofredo Ramos, na sede da SSP e reuniu diversas autoridades do Sistema de Segurança, além de lideranças comunitárias.

A capacitação é voltada para qualificar profissionais de Segurança para que em conjunto com a sociedade civil organizada possam desenvolver ações de prevenção e que contribuam para a prevenção da criminalidade. Nesta fase, estão participando 60 profissionais das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal de São Luis e lideranças comunitárias de diversos bairros.

Para o coordenador estadual de Polícia Comunitária, Capitão Marcos David, a prática dos conceitos obtidos nas aulas deve ser feito no dia-a-dia durante o trabalho nas ruas. “O diferencial deste tipo de filosofia é que os profissionais passam a analisar as problemáticas do setor do segurança de um ângulo geral e não apenas isoladamente, focados na prevenção. Assim será possível diminuir os índices, impedindo que um fato isolado se torne, no futuro, um problema de segurança pública”, comentou.

A capacitação tem carga horária de 44 horas/aulas, os integrantes da capacitação têm no conteúdo programático disciplinas como Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Polícia Comunitária e Sociedade; Direitos Humanos; Mediação de Conflitos e demais meios de resolução pacífica de conflitos e a Polícia Comunitária serão ministradas durante a capacitação. A CNPPC também qualifica os participantes a atuarem na mobilização social e na estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança.

No total, já foram capacitados, desde 2008, ano de implantação do CNPPC no estado, mais de 1.700 promotores em Polícia Comunitária. A iniciativa é fruto de um convênio entre a SSP e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

Estiveram presentes ainda do diretor da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), tenente-coronel Raimundo de Jesus Silva; o comandante da Guarda Municipal, Eduardo Krause, além de lideranças e oficias da Polícia da Militar.