DPCA REALIZA PALESTRA EM ALUSÃO À CAMPANHA “MAIO LARANJA” EM SÃO LUIS
ASCOM/PCMA
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), participou na manhã desta sexta-feira (24), no Cruzeiro do Anil, em São Luís, de uma roda de conversa com a finalidade de continuar os trabalhos preventivos e educativos proposto pela “Operação Caminhos Seguros”. A iniciativa faz alusão a campanha “Maio Laranja”, celebrada no dia 18 de maio, que visa o enfrentamento ao abuso e à exploração infantil em todo território nacional.
A Palestra ministrada pela delegada Noêmia Maciel, titular da DPCA, foi composta por usuários da Unidade Básica de Saúde Cintra e contou com a participação dos alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que no qual, debateram temáticas para combater os crimes de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes praticados no estado do Maranhão.
Durante a conversa com os ouvintes, a delegada destacou que o objetivo do encontro, além de prevenir as ações criminosas contra crianças e adolescentes, também serve para potencializar os canais de denúncias das Forças de Segurança Pública, além de enfatizar o papel da escola e das Unidades de Saúde , bem como na repressão das práticas de abusos e exploração sexual infantil.
De acordo com a delegada Noêmia, durante a roda de conversa, uma aluna teve uma crise de ansiedade, e após ser amparada por profissionais do local, denunciou que vinha sendo vítima de abuso sexual por uma pessoa da família. A vítima recebeu todo apoio da equipe da DPCA que iniciou os procedimentos cabíveis para apurar o crime.
Maio Laranja
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.