POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE REUNIÃO COM ÓRGÃOS DA REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
POR: ASCOMPC/MA
Na manhã desta quinta-feira (18), o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Manoel Almeida Neto, recebeu, na sede administrativa da instituição, em São Luís, representantes de órgãos que integram a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O encontro teve como pauta principal o fortalecimento e o aperfeiçoamento do sistema de proteção à criança e ao adolescente vítimas de violência no Estado.
A reunião contou com a participação de representantes do Centro de Defesa Marcos Passerini (CDMP), do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), da Perícia Oficial do Maranhão, do Ministério Público do Maranhão e da Defensoria Pública do Maranhão.
Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas ao apoio institucional às ações desenvolvidas pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de São Luís, bem como estratégias para o aprimoramento da rede de proteção em todo o território maranhense. Também foi discutida a necessidade de garantir maior efetividade aos institutos da escuta especializada e do depoimento especial, previstos em legislação específica, assegurando um atendimento mais humanizado e adequado às vítimas.
Ao final da reunião, a Delegacia-Geral da Polícia Civil se comprometeu a agilizar e encaminhar inquéritos policiais para apreciação em um mutirão conjunto com o Ministério Público, com o objetivo de dar maior celeridade à responsabilização dos autores e à proteção das vítimas.
Também participaram da reunião o delegado-geral adjunto administrativo da PC-MA, Cristiano Albuquerque; a delegada Carla Simone, do setor jurídico da PC-MA; e as delegadas Noêmia Maciel e Natália Porpino, ambas da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de São Luís.
