NO CEARÁ, POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO PARTICIPA DO 4º ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA PARA LÍDERES E GESTORES DA POLÍCIA CIVIL
Durante a solenidade de abertura, autoridades policiais acompanharam o lançamento de uma plataforma nacional para localização de pessoas desaparecidas em todo o país.
ASCOM/PCMA
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), representada pelo delegado-geral, Manoel Almeida Neto, e pelo delegado-geral adjunto administrativo, Cristiano Albuquerque, participou do 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, sediado pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc), em Fortaleza, no Ceará.
O encontro, realizado ao longo de quatro dias, teve como objetivo discutir a integração de informações e dados das polícias brasileiras, além de apresentar às autoridades estratégias de fortalecimento no combate ao crime organizado.
O evento é anual e reúne chefes de polícia, delegados-gerais, chefes de inteligência e diretores de tecnologia da informação das Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A programação contemplou oito eixos temáticos definidos pelo Concpc: acesso a bancos de dados; inteligência artificial para investigações e automação; sistema nacional de inteligência; equipamentos e ações operacionais; compartilhamento de códigos; compras coletivas; portal nacional de pessoas desaparecidas; e cartas precatórias.
Na ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, destacou a importância da participação da instituição em um espaço que promove a modernização da segurança pública nacional.
“O encontro serviu como palco para a troca de experiências fundamentais no enfrentamento ao crime organizado em todo o território nacional. Além disso, o plano estratégico apresentado pelo Conselho Nacional da Polícia Civil fortalece ainda mais o trabalho integrado entre as Forças de Segurança do Maranhão, em especial o serviço de inteligência da Polícia Civil maranhense”, ressaltou.
O encontro foi marcado também pelo lançamento oficial do Portal de Desaparecidos do Brasil, uma plataforma nacional voltada ao compartilhamento integrado de informações sobre pessoas desaparecidas em todo o país.