Polícia garante segurança na 8ª Parada do Orgulho LGBT de São Luis
A Polícia Militar montou um plano estratégico para garantir a segurança na a 8ª Parada do Orgulho pela Diversidade Sexual de São Luis, que tem como tema, este ano: “Unidos pela Liberdade, Separados pelo Preconceito e a Favor do Estado Laico”. O evento acontecerá na tarde deste domingo (10), e deve reunir 400 mil pessoas na Avenida Litorânea, orla marítima da capital maranhense.
Serão aproximadamente 150 homens da PM desenvolvendo ações de patrulhamento, distribuídos em toda extensa do circuito. O policiamento, que será feito nas modalidades a pé, montado e motorizado, tem como meta impedir que pessoas portando armas ou objetos cortantes, como garrafas de vidro e facas, adentrem ao corredor que se encerra na Praça do Pescador, Praia de São Marcos.
Só no policiamento a pé serão mais de 100 militares. De acordo com o tenente-coronel Jéferson Teles, comandante do Policiamento Metropolitano, foi montado um planejamento estratégico para atender à demanda do evento. “Queremos garantir que todos possam aproveitar a festa sem nenhum incidente. Para isso montamos barreiras de contenção e abordagens em diversos pontos, onde todos que entrarem no circuito serão revistados. Não admitiremos armas ou garrafas de vidros”, disse.
Ainda segundo o comandante do CPM, em toda a orla, existirão equipes de patrulhas da PM, fixas e móveis. Motocicletas do Esquadrão Águia do Batalhão de Operações Especiais (BME) também estarão circulando por toda a Avenida garantindo a tranqüilidade durante as várias horas do evento. Policiais do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) circularão pelas areias da Litorânea.
Volta para casa
Ao final da 8ª Parada Gay de São Luis, a Polícia Militar deslocará parte do efetivo para dar segurança também nas vias de saída e nas paradas de ônibus que ficam nas proximidades da Avenida Litorânea. “Além do trabalho de policiamento durante o evento, teremos o cuidado de manter a ordem e tranquilidade na volta das pessoas para suas casas, na chamada Operação Rescaldo, que tem o intuito de fiscalizar e coibir qualquer prática criminosa também após o término das festividades”, informou o tenente-coronel Jéferson Teles.
Já a Polícia Civil disponibilizou o Plantão da Reffsa, na Beira Mar para atender às ocorrências. Além destes, os Plantões da Cidade Operária, Vila Embratel e Cohatrac também estarão funcionando normalmente para atender toda Região Metropolitana.
Corpo de bombeiros
O Corpo de Bombeiros também reforçou seu efetivo nos postos para realizar os primeiros atendimentos, bem como evitar que pessoas, após ingerirem bebida alcoólica, se joguem ao mar ou qualquer outro tipo de incidente que ocorra na festa.
No total, serão seis equipes dos bombeiros de prontidão, uma ambulância e uma viatura de salvamentos especiais. “O Corpo de Bombeiros dará total apoio ao evento, disponibilizando mais homens e todo o aparato de equipamentos em materiais necessários para a realização dos serviços de atendimento à população”, disse o Major Hilton Nogueira, responsável pelo planejamento operacional.
Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) garantirá que o fluxo de veículos no local ocorra de forma tranquila. Para isso serão montados bloqueios, evitando que os veículos circulem no corredor. Além deste, a Guarda Municipal também terá guarnições na Avenida para garantir um evento seguro.
Cuidados
A polícia recomenda aos participantes da Parada Gay que sigam algumas recomendações para que possam aproveitar a festa sem correr risco de serem vítimas de incidentes. O comando do Policiamento Metropolitano aconselha que não sejam levados objetos de valor, como celulares, cordões e relógios para a festa.
Outra medida que pode contribuir para evitar assaltos é que o cidadão esteja portando dinheiro trocado e em pouca quantia, apenas o ideal para suas despesas. A Polícia orienta aos condutores que procurem estacionar em locais com vigilância, visíveis e iluminados.
A Polícia alerta, ainda, os pais sobre os cuidados com as crianças. Umas das medidas indicam aos pais para utilizarem fichas de identificação, com o nome, idade, endereço e telefone para contato. Caso alguém encontre um menor perdido, o recomendado é encaminhar a criança para o Posto Policial mais próximo.
Informações
Em caso de alguma ocorrência policial, o cidadão pode acionar a polícia por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) no 190, e pelo Disque Denúncia (3223 5800).
Além destes serviços, a SSP disponibiliza ao cidadão, a Delegacia On line (www.delegaciaonline.ma.gov.br) para registrar ocorrências como perda, extravio ou furto de documentos, de pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, além denúncias de pessoas desaparecidas e identificação de procurados e foragidos da Justiça.
Telefones importantes
Ciops: 190
Corpo de Bombeiros: 193
Disque Denúncia: (98) 3223 5800 (São Luís) e 0300 313 5800 (interior do Maranhão)
Delegacia On Line: www.delegaciaonline.ma.gov.br
Samu: 192
SMTT: (98) 3214-1123