Simulação marca abertura de curso para grupo de Elite do CBM-MA
A demonstração de um resgate veicular, realizada ao final da tarde desta sexta-feira (15), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), em São Luís, marcou a abertura do Curso de Salvamentos Especiais 2011 dos chamados “Águias”, grupo de Elite da Corporação. A solenidade contou com a presença de oficiais, praças e convidados.
O grupamento, criado em 2009, pelo comandante geral do CBM-MA, coronel Marcos Sousa Paiva, tem como principal missão atender ocorrências de grande complexidade. Apoia unidades de combate a incêndio, buscas marítimas, atendimento pré-hospitalar e serviços de auxílio a acidentes automobilísticos.
O coronel Marcos Paiva falou da importância do momento para a Corporação. “Hoje é um dia muito especial para a nossa instituição, pois as atividades de salvamento figuram com um dos nossos pilares, por isso, neste momento, a nossa expectativa é que cada um dos senhores sejam muito bem capacitados, com mais segurança, aprofundando-se, assim, nos fundamentos necessários para melhor servir à comunidade”, enfatizou.
Na oportunidade, houve a entrega de certificados a diversas autoridades civis e militares que colaboram com o desenvolvimento do curso.
Novidade
Durante os quatro meses e meio, os 22 alunos passaram por vários treinamentos. O soldado feminino do CBM-MA, Dinaléa Lisboa Rodrigues, é a primeira mulher a participar do curso. “Será mais que um desafio. Atribuo a minha decisão ao fato de ter acompanhado mais de perto, durante o meu processo de formação, no ano passado, um pouco da atividade-fim do grupo. Não tenho dúvida que as dificuldades serão muitas, porém também acredito ser possível superá-las”, enfatizou.
De acordo com o coordenador do curso, capitão José de Ribamar Silva Júnior, apesar do elevado grau de dificuldade, o treinamento vem despertando interesse de militares de outros estados, como Amapá e Espírito Santo. “Sei que até o próximo dia 23 de novembro nossos dias serão difíceis, contudo, com o apoio de todos conseguiremos galgar nossos objetivos”, disse. O capitão salientou que o momento, é oportuno para preparar mais uma equipe de bombeiros para atuar em missões mais complexas.
Curso
No primeiro ano, em 2009, o curso começou com 23 alunos, sendo que apenas 13 conseguiram chegar ao final. No ano seguinte, 27 foram os inscritos e somente 13 conseguiram concluir, sendo apenas dois oficiais. Este ano, a turma terá início com 25 alunos, sendo dois da Guarda Municipal, um soldado do Corpo de Bombeiros do Amapá.
Desde que foi montado, o Comando do CBM-MA tem buscado disponibilizar treinamento os integrantes da corporação, na área de salvamento, o que tem de melhor no Brasil.
Em Imperatriz, onde também acontece um módulo do curso, os alunos se submetem a parte de salvamento aquático. Na oportunidade, os candidatos recebem instruções sobre práticas de resgate. O módulo se finda com uma sobrevivência, em alto mar, na capital maranhense. Também na região Sul, nos municípios de Carolina e Riachão, é realizado o módulo de resgate em área de difícil acesso como cachoeiras e cavernas.