Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares reúnem mais de 600 atletas de oito estados em São Luís
Os 28ª Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares (JAPBM) foram abertos, nesta segunda-feira (12), no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), em São Luís. Até sexta-feira (16), 650 estudantes/atletas dos cursos de Formação de Oficiais (CFO) do Maranhão, de São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Roraima, Paraíba e Tocantins participam de competições em diversas modalidades.
Os jogos serão disputados no Castelinho, no Complexo Esportivo do Quartel Geral, no Calhau, no Sesi e no 24 Batalhão de Caçadores, no bairro João Paulo. No sábado (17) será realizada a entrega de troféus e medalhas aos campeões, na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no bairro do Calhau.
As disputas serão nas modalidades basquetebol, futsal masculino e feminino, futebol de campo, xadrez, vôlei de praia, tiro, atletismo, natação, tênis de mesa e judô. A maior delegação, a de São Paulo com 100 cadetes, é apontada como a favorita.
A solenidade de abertura foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco. “Esse momento é um marco para São Luís que pela primeira vez vai sediar o evento que representa integração e troca de experiências”, declarou.
Entre os atletas participantes dos jogos, o cadete de Roraima, Nelson Camilo, disse que a expectativa é grande. “Esta é a segunda vez que participamos e somos a menor delegação, mas temos muita força de vontade”, destacou. Ele vai disputar provas no atletismo e no futebol.
“Os jogos são importantes para a consagração e intercâmbio de tecnologia. Vamos aproveitar e conhecer as paisagens maranhenses”, revelou o chefe da delegação paulista, coronel Ricardo da Rocha Bortoletto.
Para o comandante da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD), tenente-coronel Raimundo de Jesus Silva, os jogos acadêmicos são importantes para que os cadetes troquem experiências e conheçam o processo pedagógico da academia maranhense. “São 18 anos preparando oficiais no Maranhão”, ressaltou. Ele explicou que além de participarem das competições os cadetes terão atividades diversas, principalmente oportunidade de conhecerem os pontos turísticos.