GOVERNO DO MARANHÃO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE ALINHAMENTO PARA A IMPLANTAÇÃO DA PATRULHA MARIA DA PENHA EM COROATÁ

 

Com 17 unidades da Patrulha Maria da Penha em funcionamento no estado, o Governo do Maranhão através da Secretaria de Segurança Pública planeja a implantação de uma nova equipe no município de Coroatá. Nesta sexta-feira (27), estiveram reunidos o Secretário de Estado de Segurança Pública, Sílvio Leite; a Secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar; a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; a coordenadora estadual das Delegacias Especiais da Mulher, delegada Kazumi Tanaka; a delegada titular do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura Leite; a coordenadora Estadual das Patrulhas Maria da Penha, Tenente Coronel Edhyelem Santos; o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Emerson Bezerra; o delegado-geral operacional da Polícia Civil do Maranhão, Lúcio Reis; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero, Sandra Fagundes Garcia; além de autoridades do poder judiciário e executivo de Coroatá para alinhar políticas públicas em prol das mulheres.

A iniciativa visa oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que possuem Medidas Protetivas de Urgência. A Patrulha Maria da Penha proporciona atendimento às vítimas em situação de vulnerabilidade, além de fiscalizar o cumprimento das MPUs vindas do poder judiciário.

Além das propostas apresentadas pelo município, o secretário Sílvio Leite destacou a possibilidade da implantação do aplicativo Salve Maria Maranhão na localidade. “ Atualmente a Patrulha Maria da Penha está inserida nos municípios que apresentavam maior índice de violência doméstica e familiar e estamos caminhando para reverter esse quadro. O Governo do Estado tem investido em novas tecnologias para oferecer proteção às mulheres, diminuir a burocracia e facilitar o rompimento do ciclo de violência”, destacou o Secretário.