Jefferson Portela destaca avanço na integração entre as polícias do Maranhão

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (12), na sede da SSP, onde foram apresentados os resultados da operação deflagrada na cidade de Jenipapo dos Vieiras e que resultou na prisão de sete pessoas acusadas pelo crime de tráfico de drogas na região do Alto Mearim, o secretário Jefferson Portela elogiou os avanços no processo de integração entre as polícias Civil e Militar no Maranhão. Ele qualificou a estratégia como “ muito difícil e que só se implementa a partir de decisões ousadas e corajosas”.

Entre os aspectos positivos da aproximação das polícias frisou a importância da integração dos comandos das duas instituições. “É uma estratégia que visa discutir, planejar em conjunto e combinar esforços”, assim Portela avalia a integração que racionaliza custos e torna mais eficientes os investimentos na pasta da segurança pública.

A formação conjunta de policiais civis e militares, implementada no Maranhão é uma estratégia pioneira em todo o país, inclusive elogiada por gestores de segurança de outros estados do Brasil. “O projeto é pioneiro e deve servir de modelo para ser inserido em outras cidades”, ressaltou Jefferson Portela.

No Brasil existe um grande tabu entre as instituições, alimentando a ideia de que cada uma delas deva ter sua própria estrutura metodológica independente. Mas o governo do Maranhão, junto com a pasta da segurança pública, vem mantendo um produtivo relacionamento desde o início da gestão Portela. O Plano Estadual de Segurança Pública vem apoiando e liberando recursos para as polícias estaduais nas áreas da integração, da capacitação de recursos humanos e do reequipamento das forças de segurança.

O Secretário Jefferson Portela destacou durante a coletiva os frutos dessa integração que já estão sendo colhidos nesses primeiros dias de 2017, dando como exemplo o confronto direto que inibiu a tentativa de roubo a uma transportadora de valores em Bacabal e a apreensão de cerca 2.300 quilos de maconha na cidade de Barra do Corda. Além disso, Portela anunciou a prisão de suspeitos de participação no assalto a uma agência bancária no município de São Mateus.

Anselmo Oliveira – Ascom/SSP