DELEGACIA GERAL NA COMUNIDADE

O crime como fenômeno social cada dia mais presente no seio da sociedade, exige a conjugação de esforços dos órgãos de segurança e comunidade para a promoção de uma cultura de paz.

O projeto “Delegacia Geral na Comunidade”, nasce como uma estratégia organizacional, fundamentada principalmente, na parceria com a população. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia, quanto a população local, devem trabalhar unidas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a ordem pública.

OBJETIVO GERAL

Visa desenvolver ações que promovam a cultura da paz, levando aos grupos de risco e vulnerabilidade social das comunidades maranhenses, informações e conhecimentos inerentes ao Sistema de Segurança Pública, acerca das normas reguladoras do comportamento do homem na sociedade, focando sempre nos direitos universais do homem e na dignidade de pessoa humana, inserindo-os na sociedade.

O Programa apresenta uma proposta curricular modesta, com uma linguagem simples voltada para a rotina de uma comunidade.

Serão ministradas palestras sobre drogas e consequencias em seu uso, noções gerais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direito do Consumidor, Violência Doméstica (Lei Maria da Penha), Direito do Idoso, Direito Ambiental, Direitos Humanos e Lei do Desarmamento, visando no bojo das palestras a moral, a ética e os costumes aceitos pela sociedade.

Este projeto conta com a participação de profissionais qualificados do quadro da Polícia Civil, de todas as categorias, que dentro de suas especificidades, ministrarão palestras na Capital e no interior para o público alvo diversificado, priorizando os grupos de risco e vulnerabilidade social.

Também oportunamente, serão prestados serviços por profissionais das áreas jurídicas, assistência social e na área de saúde.

COMO INGRESSAR NA POLÍCIA CIVIL

O ingresso nos cargos da Polícia Civil far-se-á na classe inicial do respectivo cargo, mediante aprovação em concurso público e no curso de formação profissional, obedecendo aos seguintes requisitos básicos:

  • nacionalidade brasileira;
  • gozo dos direitos políticos;
  • quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  • idade mínima de 18 anos;
  • aptidão física e mental;
  • ausência de antecedentes criminais e grau de escolaridade correspondente.

Alguns cargos e suas exigências:

  1. Delegado de Polícia – Nível Superior com formação específica em Direito;
  2. Escrivão de Polícia – Nível Superior com formação em qualquer área;
  3. Investigador de Polícia – Nível Superior com formação em qualquer área;
  4. Perito Criminal – Nível Superior com formação em área específica;
  5. Médico Legista – Nível Superior com formação em Medicina.