AÇÃO CONJUNTA NO ARAÇAGY RESULTA NA PRISÃO DE 03 ACUSADOS POR ARROMBAMENTOS EM RESIDÊNCIAS

Foto: Nilson Figueiredo

Por Mauro Wagner / Ascom – SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão apresentou na manhã desta quarta-feira (05), por volta das 10h, uma quadrilha de arrombadores de residências que agiam na área do Araçagy. Os criminosos foram identificados e presos em Ação conjunta envolvendo a Polícia Militar e Civil. Eles foram identificados por Ítalo Constantino de Sousa, Jardel Costa dos Santos, Jerry Adriano das Neves Nascimento. A Polícia Civil identificou ainda outros envolvidos na ação criminosa, onde já representou na Justiça contra os mesmos.

Durante a apresentação na SSP, o Secretário Adjunto de Segurança Pública Saulo Ewerton parabenizou o empenho e as ações realizadas pela Polícia Militar e Civil, onde resultou na prisão dos envolvidos. O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela já esteve reunido com a comunidade do Araçagy, onde juntamente com a Polícia Civil e a Polícia Militar reprogramaram ações no sentido de combater a criminalidade na região. Ainda nestas ações estão o Programa Pacto Pela Paz, objetivando na valorização da cidadania e a interagir com o Sistema de Segurança. Em relação ao combate à criminalidade, a Delegacia de Roubos e Furtos inclusive foi inserida nestas ações, no sentido de se obter uma resolutividade dos casos. Ainda nestas ações planejadas e outras que pudessem ser implementadas estão a possibilidade real de um distrito policial e a 3ª Companhia do 8º Batalhão para funcionar no Araçagy. Eles trabalharão de forma integrada para uma melhor resolutividade para uma diminuição nos índices de criminalidades na região.

O Secretário Adjunto de Segurança Pública Saulo Ewerton ponderou ainda, que “Com a prisão dos acusados, com certeza diminuirão os índices de criminalidades na região. O grupo foi preso ainda por conta, de uma ação criminosa no domingo último, onde eles realizaram um atentado contra uma residência. Nesta ação criminosa fora alvejado um dos acusados, mas que teria conseguido fugir em um veículo. A Polícia Civil já representou contra os outros envolvidos no sentido que sejam presos. Novamente quero parabenizar e destacar os policiais Militares e Civis que estiveram nestas atuações, de combate aos criminosos” sintetizou.

Foto: Nilson Figueiredo

Durante a coletiva, o Subcomandante da Polícia Militar, o Cel. Jorge Luongo destacou, que “É mais uma ação integrada e positiva do Sistema de Segurança Pública. Estamos realizando ações na região, justamente para coibir esses crimes. Em ação rápida envolvendo a Polícia Militar que fora informada de um assalto em andamento no domingo último (02), por volta das 16hs. A Polícia Militar realizou diligências, culminando ontem na prisão de dois dos envolvidos. Em seguida entra a parceria entre a Polícia Civil que resultou na prisão de outros envolvidos. O que está sendo realizado é uma integração de forças com um só propósito, contra a criminalidade” considerou o Subcomandante da PM.

Prisão de arrombadores na região do Araçagy

O Maj. Fontinelli que comanda o 8º Batalhão da Polícia Militar e partícipe da operação informou que “Após sermos acionados de um assalto na região do Araçagy, no Domingo (02), onde um policial fora informado de um assalto a uma residência. O militar se deparou com um veículo se evadindo do local, houve troca de tiros e um dos ocupantes do veículo fora atingido, mas mesmo assim conseguiram se evadir do local. O criminoso atingido foi identificado posteriormente por “Thiago”. As incursões continuaram no sentido de identificar e prender os envolvidos.

Nesta terça-feira (04), por volta das 16hs, uma nova ação criminosa na região do Araçagy fora informada à Polícia Militar, onde culminou na prisão de três pessoas identificadas por Ítalo Constantino de Sousa, Jardel Costa dos Santos. Dentre os presos está o Jardel  Costa dos Santos, este, que tem ações de comando, em relação ao grupo de criminoso por arrombamentos nas residências. Após a prisão dos três acusados, os encaminhamos até a Delegacia de Roubos e Furtos para serem ouvidos e autuados de acordo com os procedimentos de praxe.

Novas prisões e apreensões dos produtos de roubo

Em continuidade nas ações da Polícia Judiciária foram iniciadas as investigações por conta da equipe da Delegacia de Roubos e Furtos. Dos três encaminhados pela PM, um fora liberado e os outros dois autuados. O Delegado titular da Depol, Marcone Matos disse que “Após as investigações realizadas pela equipe da Roubos e Furtos, outros foram identificados, e após nova incursões envolvendo os policiais civis e militares foram presos o Jerry Adriano das Neves Nascimento. Outros foram presos, mas liberados após serem ouvidos. Além da prisão dos acusados foram recuperados diversos matérias eletrônicos, incluindo 07 televisores, 02 vídeo games ex-box e diversos computadores.

Na Delegacia de Roubos e Furtos os criminosos foram reconhecidos por diversas vítimas, onde foram realizadas os devidos procedimentos legais.

Presentes ainda na coletiva, a Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil, Adriana Amarante; O Comandante do Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM 1), o Coronel Pedro Ribeiro; e o Delegado Assessor da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCI), Rodson Almeida.