Polícia Civil realiza encontro entre delegados regionais visando ações de planejamento logístico e operacional

Foto: Nilson Figueiredo

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (06), no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), encontro de delegados regionais no qual foram enfatizadas as ações do ano de 2016, objetivando intensificá-las para melhor êxito ainda em 2017. Estiveram presentes os delegados das 18 regionais dos municípios maranhenses e as delegadas que integram a Delegacia Especial da Mulher (DEM), na capital e no interior do Estado.

A reunião de caráter institucional com os delegados regionais e a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), concentrou esforços no sentido de replicar práticas realizadas durante o ano de 2016 que resultaram na diminuição dos índices de criminalidade no Maranhão. A reunião serviu também para estabelecer todo um planejamento logístico e operacional para o interior do Estado neste ano de 2017. Outro objetivo foi promover a integração entre as demais superintendências e a Superintendência do Interior e suas regionais. No período da tarde foram definidas estratégias mais específicas para a implementação do planejamento do ano de 2017.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Lawrence Melo repassou que a reunião, rotineira em 2016, foi a primeira com os delegados regionais em 2017. “Desta vez estamos contando com a participação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), através dos Departamento de Combate a Roubo de Cargas e do Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras, além da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP) e o Centro de Inteligência de Polícia Civil, basicamente com o objetivo de podermos fortalecer as ações de combate ao crime nos municípios maranhenses.

Enfrentamento à violência contra a mulher

Lawrence Melo informou ainda que no encontro com os delegados regionais “Foram discutidas situações para o desenvolvimento de operações contra as ações criminosas de forma ampla. Estão participando todas as delegadas que integram as delegacias da mulher do interior e da capital, para que possamos estar definindo ações para 2017, no tocante ao enfrentamento da violência contra a mulher”.

A delegada Kazumi Tanaka, coordenadora dessa política de enfrentamento aos crimes contra a mulher, fez uma exposição geral sobre o assunto, com a presença da delegada Vanda Moura Leite, que será a nova titular da Delegacia Especial da Mulher, que funcionará na Casa da Mulher Brasileira, a partir do mês de março.

A DEM contará com um aumento na sua estrutura e implantação de um plantão 24hs, somente para o enfrentamento de crimes contra a mulher. “Além de viaturas novas para a DEM, faremos um incremento do que funcionava na DEM para transferir para a Casa da Mulher Brasileira, onde existe uma rede suprainstitucional de proteção a mulher. Lembrando também que, além da Casa da Mulher Brasileira, que funcionará em março, existem atendimentos especializados na Delegacia Especial da Cidade Operária, Delegacia Especial do Maiobão, Delegacia Especial de Paço do Lumiar e Delegacia Especial de São José de Ribamar, onde elas já contam com a Delegacia Especial da Mulher” informou o delegado geral Lawrence Melo.

A delegada Kazumi Tanaka deixará a titularidade da DEM e assumirá a coordenadoria das políticas públicas referente ao enfrentamento da violência contra a mulher, com abrangência em todo o Estado do Maranhão.

O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, presente no auditório, ressaltou que “Por meio das ações da Polícia Civil foram apreendidas 14 toneladas de entorpecentes no ano de 2016. “Neste início de 2017 fizemos grande apreensão de armas de fogo e 32 assaltantes e arrombadores de agências bancárias foram presos. Estamos realizando uma gestão potencializada no combate ao crime, onde tivemos 100% de ações exitosas nas elucidações dos crimes e conseguimos desbaratar diversas quadrilhas. A Polícia Civil declara plena confiança nos serviços dos delegados e daremos total apoio contra os crimes de violência de gênero, o tráfico de entorpecentes e os homicídios”, sintetizou o secretário de segurança.

Além do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e do Delegado Geral de Polícia Civil Lawrence Melo, estiveram presentes na composição da mesa de autoridades, a Delegada Geral adjunta, Adriana Amarante; o Superintendente de Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves; o Superintendente de Polícia Técnica Científica, Miguel Alves e ainda o Diretor Operacional da Polícia Civil, o delegado Inácio Pires.

 

Mauro Wagner/ASCOM SSP-MA