Em dois anos, Polícia retirou de circulação 14 toneladas de drogas no Maranhão

Foto: Nilson Figueiredo

Um total de 14 toneladas de drogas diversas foi apreendida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), através da Polícia Civil, entre 2015 e 2016. Deste total, mais de 90% correspondem à maconha. Caso fosse distribuído no mercado, este volume geraria mais de R$ 32 milhões ao tráfico.

Em 2016, segundo dados parciais divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), foram mais de 11 toneladas de drogas, sendo que 05 toneladas foram erradicadas através da destruição de mais de 136.000 pés de maconha.  O número é quatro vezes maior que o alcançado em 2015, quando foram tiradas de circulação aproximadamente 03 toneladas de entorpecentes.

Os resultados obtidos no atual governo mostram a própria gestão se superando na execução das operações de combate ao tráfico de drogas. E também superam significativamente os números de 2014, quando 2,8 toneladas de drogas foram apreendidas ou destruídas..

O aumento nas apreensões é resultado dos investimentos do Governo do Estado em estrutura e equipamentos na Segurança, enfatizou o Delegado Geral de Policia Civil, Lawrence Melo.

“Os esforços da gestão para qualificar as ações da Segurança influíram diretamente na qualidade do trabalho policial e em cada operação os resultados são ainda mais relevantes”, disse o superintendente Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), Carlos Alessandro.

A maconha ainda é a droga mais apreendida e em 2016, correspondeu há aproximadamente 90% do total – 10,2 toneladas. As demais espécies de droga- cocaína, crack e outros – somaram cerca de 800,quilos. Ainda neste ano, a SENARC e o Centro Tático Aéreo destruíram mais de 136 mil pés de maconha – cerca de 05 toneladas – em plantações nos municípios de Centro do Guilherme, Maracaçumé e Centro Novo.

Em 2015, esse tipo de entorpecente somou 2,3 toneladas contra os 850 quilos das outras espécies de droga (crack, cocaína e pasta base de cocaína). Comparando com 2014, as apreensões de maconha somaram aproximadamente 2,7 toneladas, enquanto houve a apreensão de apenas 158 quilos de cocaína e derivados. “Por ser de fácil cultivo e baixo preço, a maconha é a droga mais consumida”, explica Carlos Alessandro. Já o crack rende mais lucro para o tráfico pelo seu poder viciante e o preço competitivo.

O investimento do Governo do Estado e a especialização da investigação contribuíram para o aumento do número de suspeitos detidos e de armas apreendidas pelo SENARC. Em 2014 foram 118 pessoas detidas e 17 armas apreendidas por este crime. Em 2015, os registros aumentaram para 159 prisões e 25 armas ilegais tiradas de circulação. Os dados crescem em 2016 com o total de 231 pessoas presas e 43 armas retiradas do tráfico pela SENARC. O total de presos inclui também os mandados de prisão cumpridos nos períodos.

A partir da implantação da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), em agosto de 2015, as apreensões tiveram o aumento relevante. O trabalho de combate ao tráfico ficou mais qualificado e focado no traficante distribuidor, o que abastece o mercado. A criação do canal de denúncias via whatsapp – número (98) 9.9163-4899 – que funciona todos os dias, 24 horas, se soma às medidas da Secretaria de Segurança Pública para potencializar as ações de combate ao tráfico de drogas.

Apreensão recorde

Outra ação policial relevante no combate ao tráfico e que representa a maior apreensão de drogas da história do Maranhão, ocorreu na data de 11/01/2017, quando mais de 2,3 toneladas de maconha foram apreendidas em operação conjunta da Policia Civil e Policia Militar, com a desarticulação de uma organização criminosa chefiada pelo cacique Darlan Guajajara. De acordo com a Policia, a droga foi encontrada, na Aldeia Felipe Boner, município de Jenipapo dos Vieiras e além da grande quantidade de droga, outras 06 (seis) pessoas que residem na aldeia foram presas e também foram apreendidos três veículos e cinco armas de fogo.

A investigação, coordenada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Barra do Corda, durou quatro meses e teve como foco o combate ao tráfico de drogas, receptação de veículos roubados, organização criminosa e corrupção de menores. Os autuados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Reforço contra as drogas

A Senarc iniciou há tres meses as atividades com o apoio de cães treinados. O setor já alcançou a marca de quase 300 quilos de maconha apreendidos e quatro suspeitos presos. O setor de cinofilia conta com cães treinados especificamente para farejar e encontrar drogas diversas e também, suspeitos.

As atividades do setor serão ampliadas com ações sociais no auxílio a tratamento de pessoas com deficiência; e de cunho educativo voltado para estudantes rede pública de ensino. O projeto está em fase finalística e a proposta é iniciar ainda este semestre com palestras e debates nas escolas.

O setor de cinofilia da Senarc trabalha com a raça Pastor Alemão Belga, que possuem multi-funções e suas qualidades originais os tornam essencialmente aptos para serem ‘cães de polícia. Essa funcionalidade se dá pelo poder olfativo dos cães.

Enquanto o homem possui cerca de 5 milhões de células sensórias, um Pastor Alemão, por exemplo, possui 220 milhões. Para determinadas substâncias, a sensibilidade olfativa dos cães pode ser de 100 mil a 100 milhões de vezes superior ao do homem.