SSP monta stand na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) está com um stand montado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e na II Mostra Científica Maranhense, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (Sectec) e pela Fundação de Amparo á Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O evento prossegue até o dia 22 de outubro no estacionamento do São Luís Shopping, no bairro Jaracati, e tem como tema principal as “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenções de riscos”. A proposta é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A SSP, que é parceira do evento, participa da programação com um stand onde apresenta à população os projetos realizados pela SSP. Entre eles estão o, Esporte sem Drogas, Jovens Construindo a Cidadania e Inclusão Digital nos Centros Integrados de Defesa Social (Cids) e nos batalhões da Polícia Militar.

“Fazer parte de eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é ter um espaço para mostrar à população os projetos elaborados e que estão sendo aplicados pela Secretaria, voltados para a prevenção da violência. É ainda uma oportunidade para convocar os jovens a participar e se engajar em atividades dessa natureza”, destacou o secretário Adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva.

O stand da SSP conta em sua programação com as presenças do Hemomar, ICRIM, Colégio Militar Tiradentes, Bandas de Música da Polícia Militar do Maranhão e do 24º BC Casa Marista.

Na área de 7 mil metros quadrados onde o evento está sendo realizado, estão instalados 38 estandes, 5 auditórios e tendas para palestras, mini-cursos, exposições de pôsteres e protótipos de inovação.

A expectativa da organização do evento é a de que seja superada a marca de visitantes do ano passado que, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a organização do evento deu ao Maranhão o 3º lugar no ranking dos Estados do Nordeste e 8º lugar no Brasil em número de atividades durante os sete dias de realização da SNCT. O público esperado é de 20 mil pessoas nos cinco dias de atividades.

O Maranhão abre SNCT com o maior número de atividades inscritas, segundo o site do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na frente mesmo de estados bem maiores como São Paulo. A semana também está sendo realizada em 16 municípios maranhenses.