SSP entrega novo prédio da SEIC

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) está funcionando em novo endereço. Uma ampla e moderna estrutura foi inaugurada, nesta quinta-feira (11), pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, para dar espaço ao complexo da Seic, que possui sete departamentos. “Estamos dando um grande passo, garantindo uma das mais modernas estruturas para a polícia civil de todo o Nordeste”, destacou Aluísio Mendes.

O secretário ressaltou que as novas instalações, no Bairro de Fátima, no prédio onde funcionava a Rádio Timbira, integram o plano de metas que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, visando reequipar e modernizar todo o aparato de segurança pública do Maranhão. A obra foi dividida em duas etapas. Na primeira, foram investidos recursos da ordem de R$ 358,4 mil. O valor é fruto de um acordo de cooperação técnica administrativa e financeira entre a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a SSP.

 

“Já foi realizada a licitação para a segunda etapa da obra com a previsão de reestruturação do prédio até março de 2012”, anunciou o secretário. Ao final, a superintendência terá um heliponto, canil, sala de treinamento para os policiais e academia. Além destes espaços, as novas instalações terão sala de identificação e visualização – que serão utilizadas para reconhecimento de criminosos -, auditório e uma guarita à prova de bala.

Para o superintendente de Investigações Criminais, delegado Marcos Afonso Júnior, o investimento deve se refletir no desempenho da polícia no combate ao crime organizado. “A polícia tem sido atuante. Em apenas seis meses 12 quadrilhas foram desarticuladas e 48 assaltantes presos. Acredito que o trabalho será ainda mais eficiente”, afirmou.

Representando a Cemar, Luís Carlos Cardoso, declarou que o apoio da empresa vai continuar no sentido de ajudar no desenvolvimento do Maranhão. “Essa é uma parceria que só traz benefícios para todos. E a Cemar poderia investir mais, pelo menos R$ 40 milhões, porém, devido ao elevado roubo de energia elétrica, esse recurso não entra nas contas da empresa”, revelou.

A solenidade contou ainda, com a presença do secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; do delegado geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro; do comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Marcos Paiva; além de outros gestores e servidores da SSP.

A Seic é composta pelos Departamentos de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), Organizado (DCCO), Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif), a Carga, a Banco, além do Grupo de Resposta Tática (GRT), de Narcóticos (Denarc) e o de Defesa de Serviços Delegados (DDSD). Apenas o Denarc e o DDSD vão ser integrados ao complexo da Seic na segunda etapa.

Fotos: Gilson Teixeira